Edição marcada pela renovação! Assim foi a XXIX Exposição Nacional do Cavalo Árabe de 2010, realizada no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP.
O evento trouxe à pista a marca da renovação. Há muito tempo não participavam de uma Nacional Brasileira tantos cavalos importados.
A premiação final do julgamento contou com muitos animais importados, principalmente os mais velhos, e muitos frutos de acasalamentos entre importações recentes.
Os juízes Bill Melendez e Robert Boggs dos Estados Unidos, Gianmarco Aragno da Itália, André Moreira Caio e Fábio Alberto Amorosino do Brasil elegeram:
Campeáo Cavalo – *FA El Shawan
Campeã Égua – *Estància LL
Nesta ano, a Copa Brasil foi julgada pelo sistema de notas semelhante ao Europeu, acrescentando um diferencial para os julgamentos em halter.
A premiação também acompanhou a fórmula europeia conferindo ao Campeão a Medalha de Ouro, para o Reservado a Medalha de Prata e para o terceiro colocado a Medalha de Bronze.
As provas de Performance tiveram ao todo 36 cavalos, concorrendo em 32 categorias.
A Nacional contou ainda com a Copa Nacional de Enduro do Cavalo Árabe, Copa Nacional de Salto, Hipismo Rural, Copa Nacional de Rédeas, Copa Nacional de Cross Country, Copa Nacional 3 Tambores, Copa Nacional 6 Balizas e Copa Ouro do Cavalo Árabe.
O Leilão Excellence do HVP e do Sahara foram os grandes acontecimentos desta Nacional. Entraram em pista 33 lotes entre animais, embriões, óvulos e coberturas para uma média de R$ 80 mil.