Hipismo
O hipismo, a exemplo da corrida, é uma modalidade equestre clássica que se originou em meados do século XIX no Reino Unido vindo a se tornar um esporte olímpico a partir de 1912. Nas olimpíadas as modalidades de hipismo são disputadas individualmente e por equipes.
Ele se divide em três categorias : salto ( clássico e rural ou cross country ), adestramento e CCE ( concurso completo equestre).
Na prova de salto o cavaleiro deve passar por uma série de obstáculos ( chamado de percurso) sem cometer faltas, que incluem derrubar um obstáculo, queda do atleta, refugo do animal ou punição por excesso de tempo. Um percurso sem faltas também é chamado de “zero faltas”. Existem provas de uma rodada ( contra o cronômetro ) e aquelas de duas rodadas, onde os animais que não cometeram faltas voltam para um desempate ( contra o cronômetro).
A prova de adestramento (ou Dressage) requer que o conjunto execute movimentos circulares, diagonais e linha reta muitos dos quais com um grau de dificuldade acentuado, numa sequência pré estabelecida (reprise) nas três andaduras : passo, trote e galope. As manobras ocorrem numa pista de 20m x 60m e costumam ser julgadas separadamente por um painel de juízes, cujas notas variam de 0 a 10.
O CCE engloba as duas variedades de salto, além do adestramento e tem duração de três dias.
No Brasil as modalidades de hipismo são reguladas pela CBH ( Confederação Brasileira de Hipismo ) e desde 1982 foi criada em São Paulo a ABHIR ( Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural ) que atua fortemente em conjunto com a ABCCA na promoção de eventos com forte presença de animais da raça Árabe. Estimam-se que o calendário atual da ABHIR conte com quarenta e cinco eventos anuais.
É notório que animais de Cruza Árabe e Anglo Árabe se destacam em praticamente todas as modalidades em que participam. Ultimamente, contudo, temos visto um aumento expressivo dos animais PSA em pistas de hipismo clássico principalmente com crianças, não estando mais restrito às pistas de corridas e provas de enduro. Isso comprova a versatilidade e a docilidade destes animais que com o fomento da ABCCA vem ganhando novos horizontes e expandindo mercados.
CALENDÁRIO
- SU
- MO
- TU
- WE
- TH
- FR
- SA
- 27
- 28
- 29
- 30
- 31
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7
- 8
- 9
- 10
- 11
- 12
- 13
- 14
- 15
- 16
- 17
- 18
- 19
- 20
- 21
- 22
- 23
- 24
- 25
- 26
- 27
- 28
- 29
- 30
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
- 6
- 7