Team Penning

Team Penning

A corrida é seguramente um dos esportes mais antigos e apreciados entre os admiradores de cavalos. Sua origem se confunde com o próprio surgimento das civilizações humanas. Contudo, foi no final do século XVII que surgiram as corridas ( turfe ) como a conhecemos hoje.

O seu marco oficial, por assim dizer, foi a importação do Oriente Médio e da África dos quatro garanhões Árabes que seriam conhecidos como os pilares dos animais de corrida. Eram eles :Byerley Turk, Darley Arabian, Godolphin Arabian e Alcock Arabian. Ao chegarem a terras inglesas foram cruzados com éguas da região e deram à luz a animais de grande velocidade e resistência. Estima-se que o turfe chegou ao Brasil em meados do século XIX.

Os principais criatórios mundiais de cavalos Árabes tais como Polônia, Rússia, Alemanha e mesmo Inglaterra, há centenas de anos já testavam a resistência, força e conformação de seus animais nas pistas de corrida. Nos Estados Unidos há muitos anos o cavalo Árabe de corrida tem um importante espaço no esporte e no Brasil, com o auxilio e o fomento da ABCCA e de sua diretoria, as corridas vêm rapidamente se tornando um esporte com grande relevância.

Seguindo a tendência que vem ocorrendo nos maiores mercados de Cavalos Árabes no mundo, a ABCCA está apoiando as corridas como forma de ampliar o leque de opções para o uso e comercialização da produção de seus criadores associados. A
grande diferença, desta vez, é que o treinamento e páreos são corridos em Cidade Jardim, o maior e mais importante hipódromo brasileiro.

Os páreos podem variar nas distâncias entre 1.200m a 2.000m em areia ou grama, de acordo com o que é realizado em todos os países que correm regularmente com cavalos Árabes.

A ABCCA é membro da IFAHR – International Federation of Arabian Horse Racing Authorities – com sede na França segundo a qual as corridas representam hoje um mercado em franca expansão do cavalo Árabe no mundo e corre regularmente em 17 países da América do Norte, Europa, Oriente Médio e Austrália.

Segundo esta mesma entidade, desde o ano 2.000 foram corridos mais de 8.000 páreos de Puros-Sangues Árabes em mais de 30 países .