Provas Funcionais
& de Trabalho

Trabalho

A ABCCA em parceria com a ANCAF (Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional), criada em 2011, vem expandindo de forma significativa a participação dos animais de sangue Árabe em provas funcionais em todo Brasil. O trabalho visa a integração regional, mas também a capacitação de conjuntos e a divulgação da raça e seu potencial nas diferentes provas.

A exemplo do que acontece com o enduro, há no Brasil criações pioneiras de animais que participam não só de exposições, como também em diversas modalidades de provas funcionais antes de seguirem para a reprodução. Uma seleção criteriosa que consegue unir a beleza e a funcionalidade do cavalo de raça Árabe a exemplo do que se fazia à época das tribos de beduínos do deserto e hoje se utiliza na lida do gado em todo Brasil, atividade que já em 2006 respondia sozinha por 52,7 % de todo complexo do cavalo no Brasil ( segundo encomendado pelo CNA – Conselho Nacional de Agricultura)

Abaixo segue uma breve descrição de algumas destas modalidades, a maioria delas refletindo situações cotidianas na lida do gado em todo o nosso país .