Brasil marca presença no Mundial de Enduro Equestre com dois jovens talentos

Diogo de Oliveira Martins e Eli Peres Steinbruch representam o país na competição individual de 120 km na Romênia, montando cavalos Árabe criados e treinados no Brasil
Brasil marca presença no Mundial de Enduro Equestre com dois jovens talentos

Dois jovens talentos do Enduro Equestre brasileiro, Diogo de Oliveira Martins, de 21 anos, e Eli Peres Steinbruch, de 14, representarão o país no Campeonato Mundial da modalidade, que será realizado neste sábado (20/09), em Buftea, na Romênia. A prova, com percurso de 120 km dividido em cinco anéis, será disputada de forma individual e reunirá 95 cavaleiros de 28 países. Como o Brasil participa com apenas dois atletas, o número é insuficiente para formar uma equipe na classificação por nações.

Diogo irá competir montado na égua CP Latifa e Eli com o cavalo João Endurance, ambos exemplares da raça Árabe, criados e treinados no Brasil, reforçando o protagonismo do país na formação de conjuntos de alto rendimento no Enduro Equestre. O desempenho dos animais brasileiros tem ganhado cada vez mais destaque em competições internacionais, com resultados expressivos, como as duas medalhas de ouro individuais conquistadas recentemente no Pan-Americano de 2025.

A viagem dos animais até o evento foi longa: os cavalos embarcaram no dia 7 de setembro no Aeroporto do Rio de Janeiro, seguiram para Frankfurt, na Alemanha, e viajaram de caminhão por Itália, Eslovênia e Hungria até chegarem à cidade do Mundial.

Para Diogo de Oliveira Martins, a competição será uma verdadeira prova de adaptação, especialmente por se tratar de um local pouco conhecido. “O lugar não é bem conhecido pelos brasileiros, então mesmo com alguma experiência, sei que será um desafio que vai nos exigir uma percepção rápida para entender a trilha e as diferenças de clima. Mesmo assim, será uma ótima competição, esperamos um alto nível e estamos prontos para carregar a bandeira”.

Brasil marca presença no Mundial de Enduro Equestre com dois jovens talentos
Eli Peres Steinbruch e João Endurance

O cavaleiro também expressa a emoção de representar o Brasil em um evento de tamanha importância. “É uma honra representar o país no Campeonato Mundial de Jovens Cavaleiros de 120km. Me encanta fazer parte de tudo isso, mais ainda por ver quão abençoado sou por tudo que precede esse desafio”, comenta.

Diogo competirá com a égua CP Latifa, uma parceira que está com ele desde os 3 anos. “Corremos todas as qualificações juntos, provas FEI, ganhamos um campeonato brasileiro, uma medalha Panamericana e concluímos nosso primeiro 160km. Quem diria que agora estaríamos do outro lado do mundo para algo tão grande”.

A participação dos dois jovens reforça o crescimento do Enduro Equestre no país e destaca o trabalho consistente dos criadores, treinadores e atletas que apostam no desenvolvimento da modalidade com excelência e compromisso internacional. “Agradeço todo o apoio e torcida da comunidade do enduro e do cavalo Árabe no Brasil”, conclui Diogo.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Legenda da foto em destaque: Diogo de Oliveira Martins e CP Latifa
Crédito das fotos: Divulgação/Marina Pedroso

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show