A agenda de exposições do Cavalo Árabe voltou a ganhar força em 2025 com a presença marcante da raça em algumas das principais feiras agropecuárias do país. De 15 a 18 de maio, a Expoingá — uma das maiores exposições do Paraná — sediou uma mostra da raça no Parque de Exposições Internacional Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR). O evento atraiu milhares de visitantes e representou um marco na estratégia de retomada da visibilidade do Cavalo Árabe junto ao público agropecuário.
Antes disso, entre os meses de abril e maio, a raça também esteve presente na tradicional Expogrande, em Campo Grande (MS), e na 58ª Expoagro e 31ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista (SP). E a programação segue: ao final de maio, a cidade de Artur Nogueira (SP) recebe a 8ª edição da Exposição Interamericana do Cavalo Árabe, reforçando o movimento de reaproximação da raça com o universo das feiras do agronegócio.

Segundo Francisco Carrasco, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), esse movimento é parte de um planejamento antigo da atual gestão. O objetivo é claro: ampliar a visibilidade do Cavalo Árabe e aproximá-lo ainda mais de seu público-alvo.
“A ideia era justamente essa: voltar às grandes feiras. Maringá, por exemplo, teve cerca de 50 mil pessoas por dia, durante 10 dias — ou seja, meio milhão de visitantes. São eventos que reúnem um público muito ligado ao agro, que tem o perfil que queremos atingir. Participar dessas feiras é mostrar o Cavalo Árabe para o maior número possível de pessoas”, destaca Carrasco.
O presidente da ABCCA também comemorou o sucesso da retomada em Maringá e reforçou o compromisso da entidade com a promoção da raça. “Foi uma experiência muito válida. Já tínhamos feito exposições em Maringá, mas fazia quase dez anos que não voltávamos. Fiquei muito feliz com a receptividade do público, com o apoio dos criadores que levaram seus animais para exposição e com o engajamento da região. Vamos seguir trabalhando para levar o Cavalo Árabe a cada vez mais eventos de peso e relevância pelo país”, concluiu.

Com o retorno às feiras agropecuárias, a ABCCA reforça seu compromisso em divulgar, cada vez mais, não apenas a beleza, mas a impressionante versatilidade do Cavalo Árabe. Afinal, a raça possui forte aptidão esportiva, se destacando em diversas modalidades equestres — como Três Tambores, Seis Balizas, Salto, Hipismo Rural, Corrida, Enduro e Laço. Ao marcar presença em eventos com forte ligação com o campo, o Cavalo Árabe conquista um público que valoriza performance, funcionalidade e tradição.
Para mais informações sobre a raça, acesse www.abcca.com.br ou acompanhe as redes sociais oficiais da ABCCA: @abccarabe.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Expoingá 2025
Leia outras notícias no site da ABCCA