Cavalo Árabe retoma espaço nas principais feiras agropecuárias do Brasil

Exposições da raça voltam a integrar a programação de grandes eventos do setor, como Expoingá 2025, realizada em Maringá/PR

A agenda de exposições do Cavalo Árabe voltou a ganhar força em 2025 com a presença marcante da raça em algumas das principais feiras agropecuárias do país. De 15 a 18 de maio, a Expoingá — uma das maiores exposições do Paraná — sediou uma mostra da raça no Parque de Exposições Internacional Francisco Feio Ribeiro, em Maringá (PR). O evento atraiu milhares de visitantes e representou um marco na estratégia de retomada da visibilidade do Cavalo Árabe junto ao público agropecuário.

Antes disso, entre os meses de abril e maio, a raça também esteve presente na tradicional Expogrande, em Campo Grande (MS), e na 58ª Expoagro e 31ª Festa do Peão de Boiadeiro de Bragança Paulista (SP). E a programação segue: ao final de maio, a cidade de Artur Nogueira (SP) recebe a 8ª edição da Exposição Interamericana do Cavalo Árabe, reforçando o movimento de reaproximação da raça com o universo das feiras do agronegócio.

Cavalo Árabe retoma espaço nas principais feiras agropecuárias do Brasil
Medalhas e troféus da Exposição do Cavalo Árabe na Expoingá

Segundo Francisco Carrasco, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), esse movimento é parte de um planejamento antigo da atual gestão. O objetivo é claro: ampliar a visibilidade do Cavalo Árabe e aproximá-lo ainda mais de seu público-alvo.
“A ideia era justamente essa: voltar às grandes feiras. Maringá, por exemplo, teve cerca de 50 mil pessoas por dia, durante 10 dias — ou seja, meio milhão de visitantes. São eventos que reúnem um público muito ligado ao agro, que tem o perfil que queremos atingir. Participar dessas feiras é mostrar o Cavalo Árabe para o maior número possível de pessoas”, destaca Carrasco.

O presidente da ABCCA também comemorou o sucesso da retomada em Maringá e reforçou o compromisso da entidade com a promoção da raça. “Foi uma experiência muito válida. Já tínhamos feito exposições em Maringá, mas fazia quase dez anos que não voltávamos. Fiquei muito feliz com a receptividade do público, com o apoio dos criadores que levaram seus animais para exposição e com o engajamento da região. Vamos seguir trabalhando para levar o Cavalo Árabe a cada vez mais eventos de peso e relevância pelo país”, concluiu.

Diretoria ABCCA na Expoingá 2025

Com o retorno às feiras agropecuárias, a ABCCA reforça seu compromisso em divulgar, cada vez mais, não apenas a beleza, mas a impressionante versatilidade do Cavalo Árabe. Afinal, a raça possui forte aptidão esportiva, se destacando em diversas modalidades equestres — como Três Tambores, Seis Balizas, Salto, Hipismo Rural, Corrida, Enduro e Laço. Ao marcar presença em eventos com forte ligação com o campo, o Cavalo Árabe conquista um público que valoriza performance, funcionalidade e tradição.

Para mais informações sobre a raça, acesse www.abcca.com.br ou acompanhe as redes sociais oficiais da ABCCA: @abccarabe.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Expoingá 2025

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show