Criação brasileira do Cavalo Árabe volta a se destacar em exposição internacional

Entre os campeões Adultos do show realizado nos Estados Unidos, estavam três animais do plantel nacional do cavalo árabe; em julho deste ano, criação nacional já havia se destacado em exposições na Europa

Mais uma vez o criatório brasileiro do Cavalo Árabe mostrou porque vem se firmando a cada ano como um dos maiores exportadores de animais da raça. Durante o Region III Arabian Horse Championship, realizado de 30 de agosto a 3 de setembro em Reno, Nevada, nos Estados Unidos, três exemplares do plantel brasileiro se destacaram em pista ao se apresentarem no Halter.

No Campeonato Cavalo, aliás, com direito a dobradinha do Brasil no pódio, com dois animais estreantes em pistas norte-americanas. O Campeão Cavalo foi EMIR SAHARA (EMERALD J X SAHARA DAGHIRAH), de criação e propriedade de Salim Mattar, do Haras Sahara, de Matozinhos/MG. Já o Reservado Campeão Cavalo foi FALAK FK (*EL TINO X *FOGOSA HAB), animal de criação da família Kunze, do Haras FK, e de propriedade de Leandro Aguiar.

O título de Campeã Égua também foi para um animal do criatório brasileiro do Cavalo Árabe exportado para a América Latina. Trata-se de LADY DOMINICA JSZ (*DOMINIC M X *BRETTA UB), de criação de Jorge Selume, do Haras Santa Marta, de Jaguariúna (SP) e exposta no show por Lady Dominica Holdings & Maureen and Dan Grossman.

Vale destacar que o Region III Arabian Horse Championship é uma das mais importantes classificatórias para a edição de 2022 da Exposição Nacional do Cavalo Árabe dos Estados Unidos, marcada para ser realizada em outubro. Portanto, os resultados obtidos durante o evento mostram a qualidade genética do plantel nacional, que tem atraído criadores e proprietários do mundo.

Criação brasileira do Cavalo Árabe em destaque na Europa

No mês de julho deste ano, a criação nacional do Cavalo Árabe já havia se destacado em duas importantes exposições da raça na Europa. Na Elran Arabian Cup, realizada na cidade de Bilzen, na Bélgica, o Brasil teve seu lugar no pódio com Bella Ciao HBV, coroada Campeã Potranca Prata. Animal é de criação de Luciano Cury, do Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim (MG).

Ainda durante a exposição na Bélgica, entre os campeões ouro, prata e bronze, mais da metade eram descendentes de animais brasileiros, com destaque para KINZ AL ADIAT, FELIZ AJMAL MORA e SARA AL NAYFAR, filhas respectivamente dos brasileiros JYAR MEIA LUA, RFI FARID e DHYANA K.

Depois, na Polônia foi realizado o Sopot Arabian Horse Show, que também teve importantes resultados para a criação nacional. Dos 18 campeões eleitos, oito eram descendentes de animais criados no Brasil, ou seja, quase a metade deles. Com destaque para o Campeão Cavalo Prata, D ZEIDAN, que é filho de RENZA EL YLLAN, criada pelo Haras Clio, de Limeira (SP). Os outros campeões eram descendentes dos brasileiros RFI FARID, ARYES EL LUDJIN e BESSON CAROL.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Colaboração: Cesar Schimidt  
Legenda da foto em destaque: EMIR SAHARA
Crédito da foto em destaque: Divulgação

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show