A criação brasileira de Cavalos Árabes teve uma participação de grande destaque no World Arabian Horse Championship 2024, evento considerado o campeonato mundial da raça, realizado de 7 a 9 de dezembro em Paris, na França. O evento, que encerra o circuito internacional de exposições de 2024, reuniu os melhores exemplares da raça de diversos países, e o Brasil não ficou atrás, mostrando mais uma vez sua excelência genética.
O reprodutor Jyar Meia Lua, de criação de Lenita Perroy, do Haras Meia Lua, de Sorocaba/SP, foi um dos grandes protagonistas da edição deste ano. Exportado ainda jovem para a Áustria, onde atualmente pertence ao La Movida Arabians, ele teve duas filhas consagradas com títulos de Campeãs Ouro no ouro: Durrat Albidayer, vencedora do título de Campeã Ouro Yearling, e Aisha Al Sheikh, que conquistou o prêmio de Campeã Ouro Junior Fêmea.
Outro destaque da criação brasileira
Outro grande destaque foi a potra Royal Futurista, criada pela Royal Arabians, que tem sedes no Brasil e nos Estados Unidos. A jovem tordilha, que atualmente pertence ao Alwajba Stud do Catar, obteve o Campeonato Bronze Junior Fêmea, mostrando a qualidade da criação brasileira em competições internacionais.
A Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) parabeniza todos os criadores brasileiros pelos excelentes resultados alcançados em 2024, que reafirmam a competência e dedicação dos profissionais brasileiros, além de evidenciar a qualidade do plantel nacional nas principais exposições do mundo.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Agência Cavalus, com informações da Vitrine Árabe e Luiz Rocco
Legenda da foto em destaque: da esquerda para a direita, Durrat Albidayer e Aisha Al Sheikh
Fotos: retiradas da internet sem fins comerciais
Leia outras notícias no site da ABCCA