Na semana passada ocorreram duas importantes exposições arabistas no Oriente Médio e a criação brasileira marcou presença por lá. Entre os dias 16 e 18 de março ocorreu em Riyadh, na Arábia Saudita, a The Turfah Arabian Horse Show 2023.
A potra Dona Ajmal (*Bandit SRA x Fefe MTJ), criada por Marco Tulio Dias do Haras Imagem de MS, conquistou o 1º lugar de sua categoria competindo com outras 15 fêmeas.
A Campeã Égua Bronze foi Amanda Pegasus (Shaezz El Madan x Kasetta Pegasus), criada por Raul Folle do Haras Pegasus, de Rio Pardo, RS.
Outros destaques dos animais brasileiros ficaram por conta das reprodutoras. Delight´s Divah RB (Ajman Moniscione x Honey´s Delight) criada pelo Haras das Cascatas de Atibaia-SP, fez dobradinha e colocou duas de suas filhas no lugar mais alto do pódio; Demasheq Alsayed e Durrah Alsayed conquistaram respectivamente o Campeonato Ouro Potranca e Ouro Égua.
Antigua HVP (Marwan Al Shaqab x HB Bessolea) criação do HVP Arabians de Indaiatuba-SP produziu Anwar Alsayed, Campeão Potro Prata e Scandall Mirage TGS (Mirage LM x Scandallyze TGS) criada pelo Haras TGS de Anápolis, GO é a mãe de Nabil Alsakab eleito o Campeão Cavalo Prata.
Demais animais brasileiros que tiveram destaque com sua progênie competindo no show foram Felicia RLC, Nuzirma Dinn SA, RFI Farid, Chiara K e Shakar Pegasus.
Dubai International Arabian Horse Championship 2023
A segunda exposição foi a Dubai International Arabian Horse Championship 2023, ocorrida entre os dias 17 e 19, na cidade de Dubai, Emirados Árabes. O brasileiro Murilo Kammer foi um dos juízes do evento, pela sétima vez. Ao todo, exposição reuniu 150 animais.
“O show de Dubai é o ponto culminante da temporada de exposições no Oriente Médio e o encerramento da série de shows que começou em dezembro. Em Dubai, ao longo dos anos, são apresentados os animais que em seguida vão fazer campanha na temporada europeia e uma vitória aqui é uma forte credencial para as competições de Menton, Aachen e Paris. Não sei como será este ano com a mudança do Campeonato Mundial de Paris para Doha. Mas esta exposição que este ano aconteceu pela 20ª vez é a mais tradicional do Oriente Médio, que agora tem outras exposições do mesmo naipe, Katara em Doha e PSAIAF em Riyadh, conta o juiz brasileiro.
O destaque brasileiro da exposição ficou com égua tordilha Ametista Al Jade (Mirage LM x Tahyla HVP) criação do Haras Al Jade de Campo Grande, MS que conquistou a 3ª colocação na difícil categoria de éguas acima de 10 anos.
Também tiveram destaque nas classes os filhos dos brasileiros TH Lamanda, Lumiar Bint Balzac, Donna Bella HBV e o reprodutor RFI Farid.
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Cesar Schimidt
Crédito das fotos: retiradas da internet (assinadas pelo fotógrafos)
Leia outras notícias no site da ABCCA