Criação brasileira volta a se destacar em exposições arabistas no Oriente Médio

As exposições realizadas recentemente foram a The Turfah Arabian Horse Show 2023, na Arábia Saudita, e Dubai International Arabian Horse Championship 2023, esta última que contou com o brasileiro Murilo Kammer como um dos juízes do evento

Na semana passada ocorreram duas importantes exposições arabistas no Oriente Médio e a criação brasileira marcou presença por lá. Entre os dias 16 e 18 de março ocorreu em Riyadh, na Arábia Saudita, a The Turfah Arabian Horse Show 2023.

A potra Dona Ajmal (*Bandit SRA x Fefe MTJ), criada por Marco Tulio Dias do Haras Imagem de MS, conquistou o 1º lugar de sua categoria competindo com outras 15 fêmeas.

A Campeã Égua Bronze foi Amanda Pegasus (Shaezz El Madan x Kasetta Pegasus), criada por Raul Folle do Haras Pegasus, de Rio Pardo, RS.

Outros destaques dos animais brasileiros ficaram por conta das reprodutoras. Delight´s Divah RB (Ajman Moniscione x Honey´s Delight) criada pelo Haras das Cascatas de Atibaia-SP, fez dobradinha e colocou duas de suas filhas no lugar mais alto do pódio; Demasheq Alsayed e Durrah Alsayed conquistaram respectivamente o Campeonato Ouro Potranca e Ouro Égua.

Antigua HVP (Marwan Al Shaqab x HB Bessolea) criação do HVP Arabians de Indaiatuba-SP produziu Anwar Alsayed, Campeão Potro Prata e Scandall Mirage TGS (Mirage LM x Scandallyze TGS) criada pelo Haras TGS de Anápolis, GO é a mãe de Nabil Alsakab eleito o Campeão Cavalo Prata.

Demais animais brasileiros que tiveram destaque com sua progênie competindo no show foram Felicia RLC, Nuzirma Dinn SA, RFI Farid, Chiara K e Shakar Pegasus.

Dubai International Arabian Horse Championship 2023

A segunda exposição foi a Dubai International Arabian Horse Championship 2023, ocorrida entre os dias 17 e 19, na cidade de Dubai, Emirados Árabes. O brasileiro Murilo Kammer foi um dos juízes do evento, pela sétima vez. Ao todo, exposição reuniu 150 animais.

“O show de Dubai é o ponto culminante da temporada de exposições no Oriente Médio e o encerramento da série de shows que começou em dezembro. Em Dubai, ao longo dos anos, são apresentados os animais que em seguida vão fazer campanha na temporada europeia e uma vitória aqui é uma forte credencial para as competições de Menton, Aachen e Paris. Não sei como será este ano com a mudança do Campeonato Mundial de Paris para Doha. Mas esta exposição que este ano aconteceu pela 20ª vez é a mais tradicional do Oriente Médio, que agora tem outras exposições do mesmo naipe, Katara em Doha e PSAIAF em Riyadh, conta o juiz brasileiro.

O destaque brasileiro da exposição ficou com égua tordilha Ametista Al Jade (Mirage LM x Tahyla HVP) criação do Haras Al Jade de Campo Grande, MS que conquistou a 3ª colocação na difícil categoria de éguas acima de 10 anos.

Também tiveram destaque nas classes os filhos dos brasileiros TH Lamanda, Lumiar Bint Balzac, Donna Bella HBV e o reprodutor RFI Farid.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Cesar Schimidt
Crédito das fotos: retiradas da internet (assinadas pelo fotógrafos)

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show