O vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), Francisco Vilaró Carrasco, mais conhecido como Paquito, marcou presença na sexta-feira (24) no evento SP Agro, realizado na Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. Um dos principais temas em pauta foi o encaminhamento do projeto de lei referente ao Passaporte Equestre.
Trata-se de uma proposta legislativa que visa estabelecer diretrizes e regulamentações específicas relacionadas aos passaportes emitidos para equinos. Esse passaporte é um documento essencial para acompanhar informações cruciais sobre o animal, como dados de identificação, histórico médico, vacinações e resultados de exames.
A iniciativa busca padronizar e formalizar procedimentos relacionados à movimentação de cavalos, promovendo a rastreabilidade e a segurança sanitária no setor equino. Ao regulamentar o Passaporte Equestre, o projeto de lei visa aprimorar a gestão e controle do transporte de cavalos, contribuindo para a prevenção de doenças, o bem-estar dos animais e a integridade das competições e eventos equestres.
“O Passaporte Equestre é ótimo, pois elimina a necessidade constante de emitir GTA ao mover os cavalos. Ele tem a validade dos exames, evitando a emissão frequente de GTAs. Agora, também é possível emitir o GTA pelo celular, simplificando o processo. Isso desburocratiza o setor, especialmente para aqueles envolvidos em competições, pois o cavalo pode participar de várias provas com um único exame e sem a exigência contínua de GTAs”, pontua Paquito.
Paquito, que também é Conselheiro do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), compareceu ao evento ao lado do presidente executivo da entidade, Manuel Rossito, e do Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Silva Filizzola. O encontro contou com a participação de outras autoridades do setor e teve a presença do governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
“O IBEQui foi criado para atender e representar as necessidades de todas as associações de equinos. Foi um pedido do Ministério para fortalecer a voz das associações menos influentes. Estamos trabalhando para resolver questões como o mormonismo e implementar o passaporte equino. No Brasil, as coisas podem ser desafiadoras, mas graças a Deus, estamos progredindo”, finaliza Paquito.
A ABCCA demonstra sua união e comprometimento com questões relevantes para o segmento equestre, evidenciando um interesse contínuo em progredir em todas as esferas relacionadas ao universo equino.
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/ABCCA
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Leia outras notícias no site da ABCCA