Enduristas brasileiros obtêm bons resultados durante intercâmbio na França

Sob a sela de exemplares da raça Árabe, três dos cinco atletas do Young Riders do Brasil conseguiram concluir o percurso durante o tradicional Concurso Internacional 1*, 2* e 3* de Castelsagrat
enduristas brasileiros na frança

Cinco enduristas brasileiros participaram na última semana de um programa de intercâmbio na categoria Young Riders, que é voltado a cavaleiros e amazonas entre 14 e 21 anos. Trata-se de um projeto organizado pela diretoria de Enduro da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) visando o incentivo ao esporte e com o intuito de elevar o nível técnico dos cavaleiros da modalidade Enduro.

A inciativa é liderada por Guilherme Santos, veterinário FEI 4* presente nos principais eventos do circuito mundial. Os cinco atletas brasileiros que participaram do primeiro intercâmbio em 2022 foram: Artur Leonel Machado Ulsenheimer e João Pedro Bornia Antocheski, do Paraná, Diogo de Oliveira Martins, de Brasília, Helena Halland, de São Paulo e Rodrigo Storoni Saliba, de Minas Gerais.

Foi na última sexta-feira (28) que, sob a sela de exemplares da raça Árabe, eles disputaram o tradicional Concurso Internacional 1, 2 e 3* de Enduro de Castelsagrat, na França. Eles competiram na categoria Young Rider 1*, disputada na distância de 100 km. Como resultado, obtiveram bons resulados, haja vista que três dos cinco atletas conseguiram concluir o percurso.

Rodrigo Saliba durante a prova de 100 km na França – Foto: Divulgação/Eric Trescazes

Com Eclipse Du Real AA, Rodrigo Storani Saliba ficou em quinto lugar, no tempo de 15:45:02 e velocidade de 16.4. Já João Pedro Bornia Antocheski com Michkat de Fignolis ficou em 12º lugar, no tempo de 16:34:36 e velocidade 14.5 e, por fim, Helena Haaland e Ankara de Tensonnivesen em 14º lugar, no tempo de 16:41:54 e velocidade de 14.2. Diogo de Oliveira Martins sob a sela de Asturia Larzac, e Artur Leonel Machado Ulsenheimer com F, Dhaw Al Shaqab acabaram eliminados da prova.

O programa de intercâmbio funciona da seguinte forma: jovens enduristas franceses cederam um cavalo aos brasileiros que, por sua vez, retribuirão aos franceses em uma competição no Brasil. “Decidimos pelo intercâmbio a prova de 100 km pela maior facilidade de disponibilizar um cavalo”, explica Guilherme Santos. “Além da experiência de competir, os jovens praticam o companheirismo e estabelecem amizades. Ao mesmo tempo, os brasileiros também precisam cuidar de suas montarias, uma vez que em casa no Brasil muitas vezes esse cuidado fica mais a cargo dos tratadores”, acrescenta o veterinário.

Por fim, vale destacar que nesta nova etapa do projeto de intercâmbio da CBH, o endurista André Vidiz, medalha de prata no mundial de 2021, foi convidado a participar do programa. “Ele é um dos enduristas mais experientes do país e referência dentro no esporte. Tem muita experiência e conhecimento para transmitir aos jovens enduristas”, finaliza Guilherme.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre
Fonte: CBH
Crédito da foto em destaque: Divulgação

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe CNPJ 45.880.556/0001-58 Edital de Convocação de Assembleia Geral  O Sr. Presidente, na forma estatutária, convoca os Associados da Associação

Leia mais»
No more posts to show