Enduro

Enduro

O enduro é a modalidade de esporte equestre de excelência dos cavalos da raça Árabe. São provas com percursos de maiores distâncias que podem variar entre 20 km e 160 km que testam a resistência, a constância, a capacidade física e mental do animal, equilibrando a força com a tática e estratégica.

É uma prova que proporciona uma interação muito grande entre a natureza e os conjuntos competidores. Muitas competições são famosas por seus exuberantes cenários e uma das provas mais conhecidas do mundo é a Tevis Cup na California.

O bem estar dos cavalos é assegurado por pontos de parada periódicos durante as provas, chamados de vet-checks. Nele são medidas a frequência respiratória e o estado geral do animal, que só pode prosseguir após estar liberado pelos veterinários responsáveis.

Os cavalos Árabes são os competidores naturais das provas de enduro pois sua seleção natural, que começou no deserto há milênios de anos, demandava que os melhores cavalos fossem justamente aqueles que conseguissem atravessar grandes distâncias e resistir a condições climáticas adversas. Sob um sol constante, areias escaldantes e privados de água por dias esses animais foram sendo lapidados para desenvolver as capacidades necessárias para perseverar nestes ambientes. Essa mesma capacidade os levou mais tarde a serem imbatíveis como cavalos de guerra, sendo responsáveis diretos dos sucessos da invasão dos Mouros à Europa.

O Brasil ocupa lugar de destaque no enduro internacional tendo conquistado a medalha de prata por equipes no mundial de 2021. Muitos animais nascidos no Brasil e exportados para o Oriente Médio, têm obtido resultados expressivos nas competições em que participam.

A qualidade dos nossos animais de enduro é fruto do esforço de um grupo de criadores que há algumas décadas seleciona e produz animais com a finalidade específica de correr as provas de enduro, infundindo linhagens consagradas mundialmente importadas através dos anos de países como Polônia, Rússia e França. Isso vem permitindo a organização de leilões específicos para cavalos de enduro com grandes resultados.

A ABCCA exerce um papel ativo no fomento do enduro no Brasil, estando presente ativamente em diferentes estados do país apoiando eventos e divulgando a importância da nossa raça dentro deste universo.

A entidade internacional que regula os eventos de enduro no mundo é a FEI ( Federação Equestre Internacional) .

Atualmente, o Enduro é considerado o esporte equestre que mais cresce no mundo, marcando presença em 61 países e praticado por mais de 40 mil competidores.

REGULAMENTO DO RANKING

CALENDÁRIO

fevereiro 2024

DOM
SEG
TER
QUA
QUI
SEX
SAB
28
29
30
31
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
1
2
Events for 1 fevereiro
Sem Eventos
Events for 2 fevereiro
Sem Eventos
Events for 3 fevereiro
Sem Eventos
Events for 4 fevereiro
Sem Eventos
Events for 5 fevereiro
Sem Eventos
Events for 6 fevereiro
Sem Eventos
Events for 7 fevereiro
Sem Eventos
Events for 8 fevereiro
Sem Eventos
Events for 9 fevereiro
Sem Eventos
Events for 10 fevereiro
Sem Eventos
Events for 11 fevereiro
Sem Eventos
Events for 12 fevereiro
Sem Eventos
Events for 13 fevereiro
Sem Eventos
Events for 14 fevereiro
Sem Eventos
Events for 15 fevereiro
Sem Eventos
Events for 16 fevereiro
Sem Eventos
Events for 17 fevereiro
Sem Eventos
Events for 18 fevereiro
Sem Eventos
Events for 19 fevereiro
Sem Eventos
Events for 20 fevereiro
Sem Eventos
Events for 21 fevereiro
Sem Eventos
Events for 22 fevereiro
Sem Eventos
Events for 23 fevereiro
Sem Eventos
Events for 24 fevereiro
Sem Eventos
Events for 25 fevereiro
Sem Eventos
Events for 26 fevereiro
Sem Eventos
Events for 27 fevereiro
Sem Eventos
Events for 28 fevereiro
Sem Eventos
Events for 29 fevereiro
Sem Eventos