Provas funcionais do cavalo Árabe registram aumento no número de inscritos

Crescimento foi registrado na temporada 2022 da Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores e Seis Balizas, bem como no Campeonato Domados do Pampa

Os esforços da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA) em promover a versatilidade da raça, a fim de mostrar que o cavalo Árabe é um animal completo, vem surtindo efeito. E isso tem ficado evidente nas provas funcionais – onde a raça exibe agilidade, força e inteligência -, haja vista o aumento no número de inscritos na temporada 2022.

Como é o caso do Campeonato Domados do Pampa, promovido pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA) em parceria com a ABCCA. Essa prova tem como objetivo fomentar a funcionalidade do cavalo Árabe. Por isso, a raça é testada em nove modalidades diferentes: Cross Country, Cinco Tambores, Rédea Campeira, Três Tambores, Seis Balizas, Apartação, Rédea Nacional, Combinada e Team Penning.

Fernanda Prates Camargo, presidente da AGCA, conta que a última etapa do Campeonato Domados de Pampa registrou um aumento no número de inscritos na categoria Jovem. “[Nesta segunda etapa], destaque para a categoria jovem, que vem evoluindo muito, com aumento de 10% no número de inscritos”.

Outro campeonato que tem registrado um crescimento no número de adeptos é a Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores e Seis Balizas. Bruno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF) – entidade promotora da copa em parceria com a ABCCA – ressalta que houve um aumento no número de treinadores de Três Tambores interessados na raça, tanto que a última etapa realizada registrou 90 inscrições.

Ainda segundo Zanotta, a tendência é que esse número só aumente nas provas funcionais, ainda por conta de os animais da raça Árabe estarem apresentando grande evolução em pista. “Tem sido uma surpresa tanto em pista reduzida quanto em pista oficial, com tempos parelhos [em todas as categorias], o que mostra que a adaptação do cavalo Árabe está acontecendo conforme o esperado. E com a entrada de novos treinadores com animais Árabes dentro de seus Centros de Treinamento, a tendência é acontecer mais disputas e com isso a raça só terá benefícios impulsionando seu crescimento”, acrescenta.

Ricardo Saliba, Diretor de Esportes da ABCCA, afirma que esse aumento no número de inscritos nas provas funcionais da raça era uma meta da atual diretoria, que entendeu a necessidade de aquecer o mercado interno com ênfase no cavalo de esporte. “O objetivo realmente é o criador. Embora a premiação seja dada aos usuários, aos competidores, quem ganha é o criador porque o mercado cresce e a gente consegue colocar o produto à venda, consegue ter mercado para o seu produto, a demanda aumenta e isso é importante para todos”.

Cavalo Árabe também se destaca no Enduro

Enquanto o Campeonato Domados do Pampa e a Copa ABCCA/ANCAF de Três Tambores e Seis Balizas registram crescimento no número de inscritos, as provas de Enduro reforçam a aptidão indiscutível do cavalo Árabe. Afinal, a raça tem se destacado nas principais competições da modalidade, aparecendo sempre no topo das disputas das categorias.

Prova disso foi a 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Enduro Equestre, que aconteceu no fim de maio em Caetanópolis. Dos 34 conjuntos disputando as categorias de regularidade e velocidade livre, 24 eram formados por exemplares da raça Árabe. Como resultado, a raça esteve no topo do pódio de todas as seis categorias disputadas no evento.

Beto Rossi, diretor de Enduro, cita que vem aumentando o interesse em participar de provas de enduro de modo geral, até mesmo usando equinos de outras raças. Contudo, segundo ele, é questão de tempo até que esses novos adeptos do esporte passem a adquirir exemplares Árabes a fim de terem melhor desempenho e, assim, serem mais competitivos nos campeonatos. “Seja Puro Sangue ou cruza Árabe, a raça domina o Enduro porque ela foi criada para resistência, e regiões com grandes distâncias a serem percorridas, com pouca água. O Árabe é indiscutivelmente para se criar para o enduro”, finaliza.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCA/André Shiwa

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show