Comemorando 50 anos de fundação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, foi realizado entre os dias 15 e 24 de novembro de 2014, a 33ª. Exposição Nacional do Cavalo Árabe.
Além do Halter, foram realizadas provas de Enduro, Salto, Hipismo Rural (Cross e Rédeas),Performance, Trabalho (Team Penning e Ranch Sorting), Funcionais (3 Tambores e 6 Balizas) e Corrida, além de um leilão que vendeu R$ 30 mil de média .
O evento reuniu mais de 300 expositores e 750 cavalos. Um dos pontos altos do show foi a homenagem que a diretoria da ABCCA, comandada por Fábio Amorosino, prestou a todos os ex-presidentes e respectivas diretorias que passaram pela entidade nestes 50 anos de existência, com ênfase especial para o fundador e primeiro presidente, Dr. Aloysio Faria, através de um vídeo produzido pela Breeder.
Os juízes Sylvie Eberhardt da Alemanha, Doug Dahmen e Steve Lieblang dos Estados Unidos, Ali Shaarawi do Egito e Leonardo Pinheiro Machado do Brasil elegeram:
Campeão Nacional Cavalo – *El Tino – Rancho Arabco – MG
Campeã Égua – *Marcaaysa FA – Haras Sahara – MG
Os Melhores da Nacional:
Melhor Criador e Expositor de Halter – Haras Arco Azul – SP – Família Salloum
Melhor Criador de Performance – Jorge Selume – Chile
Melhor Expositor de Performance – Haras El Madan – SP – Família Amaral
A Nacional contou ainda da com uma modalidade de Halter com Batom com seis etapas, além da estreia do Halter Amador.
A Copa Brasil de Criadores reuniu 24 animais para serem julgados pelo sistema comparativo.
A grande classe de Performance desta Nacional foi o Western Lead Line.
Homenagens:
Marco Aurélio recebeu o Troféu LIFETIME ACHIEVEMENT em nome do Dr.Aloysio Faria pela fundação da ABCCA há 50 anos.
Encerrando o último Campeonato Nacional da Raça Árabe, o GP Nacional trouxe para a raia da Cidade Jardim a nata dos cavalos dessa modalidade, que buscavam o título mais almejado do ano. Pela primeira vez, nesta nova fase foi corrido os 1.800m.