Criação brasileira do Cavalo Árabe volta a se destacar em exposição internacional

Entre os campeões Adultos do show realizado nos Estados Unidos, estavam três animais do plantel nacional do cavalo árabe; em julho deste ano, criação nacional já havia se destacado em exposições na Europa

Mais uma vez o criatório brasileiro do Cavalo Árabe mostrou porque vem se firmando a cada ano como um dos maiores exportadores de animais da raça. Durante o Region III Arabian Horse Championship, realizado de 30 de agosto a 3 de setembro em Reno, Nevada, nos Estados Unidos, três exemplares do plantel brasileiro se destacaram em pista ao se apresentarem no Halter.

No Campeonato Cavalo, aliás, com direito a dobradinha do Brasil no pódio, com dois animais estreantes em pistas norte-americanas. O Campeão Cavalo foi EMIR SAHARA (EMERALD J X SAHARA DAGHIRAH), de criação e propriedade de Salim Mattar, do Haras Sahara, de Matozinhos/MG. Já o Reservado Campeão Cavalo foi FALAK FK (*EL TINO X *FOGOSA HAB), animal de criação da família Kunze, do Haras FK, e de propriedade de Leandro Aguiar.

O título de Campeã Égua também foi para um animal do criatório brasileiro do Cavalo Árabe exportado para a América Latina. Trata-se de LADY DOMINICA JSZ (*DOMINIC M X *BRETTA UB), de criação de Jorge Selume, do Haras Santa Marta, de Jaguariúna (SP) e exposta no show por Lady Dominica Holdings & Maureen and Dan Grossman.

Vale destacar que o Region III Arabian Horse Championship é uma das mais importantes classificatórias para a edição de 2022 da Exposição Nacional do Cavalo Árabe dos Estados Unidos, marcada para ser realizada em outubro. Portanto, os resultados obtidos durante o evento mostram a qualidade genética do plantel nacional, que tem atraído criadores e proprietários do mundo.

Criação brasileira do Cavalo Árabe em destaque na Europa

No mês de julho deste ano, a criação nacional do Cavalo Árabe já havia se destacado em duas importantes exposições da raça na Europa. Na Elran Arabian Cup, realizada na cidade de Bilzen, na Bélgica, o Brasil teve seu lugar no pódio com Bella Ciao HBV, coroada Campeã Potranca Prata. Animal é de criação de Luciano Cury, do Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim (MG).

Ainda durante a exposição na Bélgica, entre os campeões ouro, prata e bronze, mais da metade eram descendentes de animais brasileiros, com destaque para KINZ AL ADIAT, FELIZ AJMAL MORA e SARA AL NAYFAR, filhas respectivamente dos brasileiros JYAR MEIA LUA, RFI FARID e DHYANA K.

Depois, na Polônia foi realizado o Sopot Arabian Horse Show, que também teve importantes resultados para a criação nacional. Dos 18 campeões eleitos, oito eram descendentes de animais criados no Brasil, ou seja, quase a metade deles. Com destaque para o Campeão Cavalo Prata, D ZEIDAN, que é filho de RENZA EL YLLAN, criada pelo Haras Clio, de Limeira (SP). Os outros campeões eram descendentes dos brasileiros RFI FARID, ARYES EL LUDJIN e BESSON CAROL.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Colaboração: Cesar Schimidt  
Legenda da foto em destaque: EMIR SAHARA
Crédito da foto em destaque: Divulgação

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe CNPJ 45.880.556/0001-58 Edital de Convocação de Assembleia Geral  O Sr. Presidente, na forma estatutária, convoca os Associados da Associação

Leia mais»
No more posts to show