Brasil se destaca na criação do cavalo Árabe mundial

Neste fim de semana, exposições no interior de São Paulo servirão de amostra da qualidade do plantel nacional
Cavalo Árabe dá um show em pista durante a 35ª Interestadual da raça

A criação nacional do cavalo Árabe já provou o seu lugar de destaque na criação mundial da raça. Afinal, animais do plantel brasileiro vêm conquistando prêmios em diversas exposições internacionais, principalmente nas modalidades de enduro e halter. No ano passado, por exemplo, a equipe brasileira conquistou a medalha de Prata no Mundial de Enduro. Já recentemente, na edição deste ano da Exposição Nacional do Cavalo Árabe dos Estados Unidos, o Brasil obteve um feito inédito, conquistando cinco títulos diferentes no halter com animais da criação nacional.

Estas premiações são resultado do trabalho incansável da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), que tem buscado constantemente fomentar a raça, principalmente através de premiações.
“A gente é um importante criatório, tanto para formação de plantel de outros países, como também temos cavalos competindo pelo mundo todo e ganhando, se saindo bem mesmo”, frisa Paquito Carrasco, vice-presidente de Exposições da ABCCA. “Os países árabes, como o Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes, têm muito cavalo brasileiro na base, que foram comprados para a formação de plantel. A nossa criação é muito boa, sendo que é no halter e no enduro que se destacam mais”.

E toda essa qualidade do plantel nacional do cavalo Árabe será colocada à prova nesta semana, durante a Brazilian Breeders’ Cup, Internacional do cavalo Árabe e Copa Brasil. Promovidas pela ABCCA, as exposições serão realizadas de 13 a 14 de novembro, no Centro Hípico de Tatuí, no interior de São Paulo, e distribuirão cerca de R$ 110 mil em prêmios. De acordo com dados da Associação, os eventos registraram um aumento de 38% no número de inscritos na comparação com as edições de 2021.

A Brazilian Breeders’ Cup é o título mais cobiçado, uma vez que somente criadores, que ao mesmo tempo também são proprietários, podem participar das disputas no halter. Assim, eles apresentam em pista os seus quatro melhores animais de criação própria da raça para concorrerem a essa premiação que ranqueia os principais criadores do Brasil.

Além da Brazilian Breeders’ Cup 2022, serão realizadas provas válidas pela Internacional do Cavalo Árabe – que inclui provas de Performance e Halter – e a Copa Brasil – disputa apenas de Halter, que serão as últimas do ano de 2022 que somam pontos para o Ranking Melhores do Ano da ABCCA. A classificação final dos Melhores Criadores, Expositores e Animais será definida após o resultado das disputas, tanto da Internacional do Cavalo Árabe quanto da Copa Brasil.

“A Brazilian Breeders’ Cup é o segundo maior e mais importante evento do nosso calendário, onde todos os criadores têm chances de competir de igual para igual, em uma prova julgada por notas, com a presença de quatro juízes internacionais, além de um brasileiro. A Internacional e a Copa Brasil também são exposições fortes, que são qualificatórias para a Nacional de 2023. Então, todos estão muito ansiosos por esses eventos em Tatuí. Esperamos ver todos por lá”, finaliza Paquito.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Serviço
Brazilian Breeders’ Cup, Internacional do Cavalo Árabe e Copa Brasil
Data: 13 a 14 de novembro
Local: Centro Hípico de Tatuí/SP

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto em destaque: Divulgação/ABCCA

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show