O cavalo Árabe bateu mais um recorde durante as corridas exclusivas da raça no Jockey Club de São Paulo. Desta vez, foi nos 1.400m da pista de grama. O recorde entre os páreos da raça aconteceu durante o Prêmio Paulo Jamil Saliba, realizado na última sexta-feira (18/11), que reuniu nove exemplares machos e fêmeas da raça, de 3 anos ou mais, já ganhadores, valendo bolsa de R$ 3 mil de premiação.
Com nove corpos de diferença do segundo colocado, no tempo de 1:34.280, VG RAJ AL MARED (MARED AL SAHRA x DAUGHTER OF JUST) cruzou em primeiro a faixa final, batendo o recorde nos 1.400m da pista de grama em corridas exclusivas de animais da raça Árabe. O animal foi conduzido durante a corrida pela joqueta Jeane Alves, atual líder das estatísticas no hipódromo de Cidade Jardim, que soube extrair o melhor do cavalo mesmo após largar mal.
VG RAJ AL MARED é de criação e propriedade do Haras Bluegrass, de Sorocaba/SP. “Tem uma equipe muito grande por trás desta vitória VG RAJ AL MARED”, explica um dos titulares do criatório, Caio Vaz Guimarães. “Tem o Thiago Haidar, treinador dele, que temos muita confiança. Tem o trabalho em conjunto com o Dr. Henrique Garcia, o veterinário, e também da joqueta Jeane Alves que conduz o RAJ da melhor forma possível, que tem uma interação muito boa com ele e sempre sabe extrair o melhor que ele tem para oferecer”.
Caio ainda conta que o VG RAJ AL MARED é um cavalo que eles, do Haras Bluegrass, sempre acreditaram no potencial, desde potrinho, mas que o recorde foi surpreendente. “A gente sempre vai para as provas esperando o melhor dele, mas bater o recorde foi algo além. Ficamos extremamente felizes e realizados com esse feito. Agora a gente torce e trabalha para que outros recordes sejam quebrados, que outras vitórias venham”, pontua.
Agora, VG RAJ AL MARED soma duas vitórias no Jockey Club de São Paulo. Anteriormente, venceu a Qatar Racing & Equestrian Club For Maiden Horses, realizado no mês de agosto deste ano. Na ocasião, o animal venceu com 24 corpos de vantagem do segundo colocado.
Clique aqui e veja o replay do páreo
Por fim, vale mencionar que o prêmio – promovido pelo próprio Jockey Club de São Paulo com apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) – recebeu o nome de um grande incentivador do Cavalo Árabe de Corrida. Trata-se de Paulo Jamil Saliba, do Rach Stud, um dos principais criatórios da raça no país.
Confira a colocação final do Prêmio Paulo Jamil Saliba:
1º: VG RAJ AL MARED e JEANE ALVES
2º: OBSTINADO RACH e F.LARROQUE
3º: RG EL BAK e R.VIANA
4º: VENERADDO RACH e O.PEREIRA FILHO
5º: GUNTHER RACH e R.MENDONÇA
6º: TÁBITA RACH e A.MESQUITA
7º: COMMITMENT RACH e D.F.SILVA Ap3
8º: NAIZZA RACH e W.ARIEL
9º GWAN AJR e L.HENRIQUES
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto: Portífirio Menezes/JCSP
Leia outras notícias no site da ABCCA