Cavalo da criação nacional da raça Anglo-Árabe se destaca no Campeonato Panamericano de Enduro no Chile

Norsaad CVV, de criação do Haras Fina Flor, conquista o sétimo lugar na categoria Adultos e a segunda melhor média horária entre os cavalos brasileiros no evento
Cavalo da criação nacional da raça Anglo-Árabe se destaca no Campeonato Panamericano de Enduro no Chile

O cavalo Norsaad CVV, um exemplar da criação nacional da raça Anglo-Árabe, se destacou durante a recente disputa do Campeonato Panamericano de Enduro, realizado na cidade de Llay Llay, no Chile, de 22 a 26 de novembro. Sob a competente sela da amazona colombiana Maria Carreño Mora, o animal, que é um Anglo-Árabe 75%, assegurou a sétima posição na categoria Adultos.

Além disso, registrou uma média horária de 18,68 km/h, alcançando, assim, a segunda melhor marca entre todos os cavalos brasileiros participantes. De criação de Carlos Valença, do Haras Fina Flor, localizado no Rio de Janeiro, Norsaad CVV tem nove anos, e é neto do Puro Sangue Inglês Northon e do Puro Sangue Árabe francês Saad Ibn Syed.

Cavalo da criação nacional da raça Anglo-Árabe se destaca no Campeonato Panamericano de Enduro no Chile
Norsaad CVV e amazona colombiana Maria Carreño Mora

Carlos Valença conta que o Norsaad CVV foi o Anglo-Árabe mais bem classificado na prova, conforme o cadastro do Yamamah. “Nosso primeiro produto a disputar um Pan Americano de Enduro, que finalizou a prova com 120,4km a 18,68km/h, ficando em sétimo colocado. Foi o segundo cavalo brasileiro classificado na prova Adulto e a segunda média horária entre todos os cavalos brasileiros, entre Adultos e Young Riders”, explica Carlos Valença.

Desde sua venda para Ivonne Argimon, o cavalo passou por treinamentos no Uruguai, qualificando-se em CEI 3*, e foi conduzido por Maria Carreño no Pan Americano do Chile, com o qual a amazona colombiana teve pouco mais de um ano de parceria.

Valença expressou sua gratidão a proprietária Ivonne Argimon, ao treinador Pio Olascoaga e a amazona colombiana Maria Carreño, elogiando a transformação do cavalo em uma estrela internacional de endurance. “Estamos muito felizes e agradecidos a todos”, finaliza Valença.

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/Mariana Pedroso

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show