Cavalo Árabe fica no topo de todas as categorias da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Enduro 2022

Dos 34 conjuntos disputando as categorias de regularidade e velocidade livre, 24 eram formados por exemplares da raça Árabe
Cavalo Árabe fica no topo de todas as categorias da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Enduro 2022

O cavalo Árabe foi o grande destaque da 1ª etapa do Campeonato Mineiro de Enduro – temporada 2022 – que foi realizada no dia 28 de maio, no Haras Minas Gerais Endurance, em Caetanópolis. Afinal, a raça apareceu no topo das seis categorias disputadas durante o evento, que contou com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe (ABCCA). Além disso, vale destacar que dos 34 conjuntos inscritos para disputar as categorias de regularidade e velocidade, 24 eram formados por exemplares da raça Árabe.

Na categoria FEI 1* 100Km, destaque para a dobradinha do Haras Albar, com Antonio Marcelino Gomes Neto e Veriano Rach (Pavel Rach x Veronika Rach por *Sarmata) e Ederson Fernandes da Costa e Asterix SBV (Moubarak Tawfik x Kiliha Endurance por Uruguai Endurance) na primeira e segunda colocações, respectivamente. Tiago Manetta B. Lana completou o podium, montando Aspen D’Jok Trio (D’Jok PY x Amrit por *Pepi).

A grande campeã da categoria de 80Km foi Carolina Cardoso Duarte, montando Logan D’Jok Trio (D’jok PY X *SM La Turca por JQ Fame Beauty), seguida por dois conjuntos do haras anfitrião: Gabriela Carvalho Moreira de Abreu e Voltaire Di Primero (Primero Marc x Vastayzz El Hylan por Hylan), em segundo lugar, e Rodrigo Azzari Beneplacito com Sharapova (Wonderful Boy x Sephora El Hylan por Hylan), completando o podium.

Já na categoria 80Km Young Riders, destaque para a campeã Julia Chaves Vieira de Almeida, montando NNL Lavanda (Spirit x NNL Just For Your por Excentric Naej). Vale ressaltar que foi a primeira prova de longa distância de Julia.

A categoria curta livre 60Km contou com a participação de 4 conjuntos. O conjunto campeão foi Pedro Manetta B. Lana e Dode Trio (Dormane x WN Partytura por *Pepi), seguido por Fernanda Carvalho Moreira de Abreu e Polonia El Hylan (Hylan x WN Pyna por *Pepi). Eliton Junior de Paula e Araçaí Rach (Araçaí x Havella Rach por Pavel Rach) chegaram à frente, contudo o animal acabou sendo desclassificado no Vetcheck final e Pedro ficou com a vitória.

Prova foi realizada no Haras Minas Gerais Endurance, em Caetanópolis – Foto: Divulgação/Pedro Manetta

Provas de regularidade e próxima etapa do Campeonato Mineiro de Enduro

Na regularidade, 17 conjuntos participaram, sendo 9 na categoria Graduado 40Km e 8 na categoria Aberta 20Km. Wellington Augusto da Silva e Patriotka Rach (Vesper Rach x Patrizia Rach por *Eksport) foram os campeões da Graduado. Na sequência do podium, a estreante Amanda Oliveira Barbosa e Franco AF (SRD) e Mateus Viana Andrade Maciel e Bandos Ben El Dinn (Jen Felline El Dinn x Miss Ben por Potassio), em segundo e terceiro, respectivamente, ambos competidores da Família Piriguetes, entusiastas do enduro brasileiro.

Por fim, a categoria Aberta 20Km, categoria de entrada no esporte, teve como campeão o conjunto Otavio Marques de Paiva Neto e Vincenzo HVP (Escape IBN Navarrone x *Psynsation por Padrons Psyche).

A 2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Enduro 2022 será realizada nos dias 16 e 17 de setembro, na Ilha da Chapada, propriedade do Rach Stud, em Boa Esperança/MG. Na ocasião, serão realizada disputadas válidas pela categoria FEI 2* 120Km e Ricardo Saliba, proprietário do Rach Stud, promete uma grande festa: “Investimos na estrutura do haras para recebermos as provas, abrimos boas trilhas, enfim, esperamos todos para a 2ª etapa do campeonato”, finaliza.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Cavalus Comunicação Equestre
Colaboração: Pedro Manetta
Crédito das fotos: Divulgação/Pedro Manetta

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show