O Cavalo Árabe foi um dos grandes destaques da Expointer 2024, atraindo um público expressivo e gerando um significativo movimento econômico durante o evento, realizado de 24 a 31 de agosto no Parque Assis Brasil, em Esteio/RS. Luis Fernando Tarragô, presidente da Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), revelou que a arena de provas esteve lotada todos os dias para acompanhar as disputas da raça.
Estima-se que o público total, incluindo visitantes presenciais e espectadores online – uma vez que as provas foram transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da AGCA –, tenha alcançado cerca de 2.000 pessoas.
“Nesta edição, tivemos um recorde de cavalos inscritos, com um aumento de 20% em relação à edição passada. Além disso, o Cavalo Árabe movimentou o mercado equino, com cerca de R$ 500.000,00 em negócios durante a feira”, afirmou Tarragô.
Qualidade das provas e novos adeptos da raça
Durante o evento, a raça exibiu toda a sua funcionalidade e versatilidade na 4ª etapa e Grande Final do Campeonato Domados do Pampa. A competição, promovida com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), incluiu provas em sete modalidades: Cinco Tambores, Seis Balizas, Rédea Campeira, Maneabilidade, Rédea Nacional Espelhada, Três Tambores e Prova Combinada.
“As provas foram realizadas com muito sucesso! Os conjuntos em pista demonstraram muita qualidade, preparo e empenho na execução dos percursos. Tivemos excelentes disputas, levando a definição dos campeões do Campeonato até a última prova”, destacou o presidente da AGCA.
Além disso, novos cavaleiros foram apresentados às provas do Cavalo Árabe, com a Serra Gaúcha sendo a principal origem dos novos adeptos. “Registramos a participação de 10 novos conjuntos em pista”, acrescentou Tarragô.
Destaques do Cavalo Árabe na Expointer 2024
O principal destaque da raça na Expointer 2024 foi a conquista dos Grandes Campeonatos Cavalo e Égua em Morfologia por dois exemplares Puro Sangue Árabe do Haras Jacovas, de Osório/RS: Iraque LA, garanhão do haras, e FHJ Brianna, de criação do Haras Jacovas. Ambos também participaram das provas funcionais realizadas durante a feira, evidenciando a versatilidade da raça. “Gratidão a todos que confiam no nosso trabalho e torceram por nós”, disse Raquel Schmitz Jacovas.
Como resultado destas e outras conquistas durante a feira, o Haras Jacovas recebeu o Troféu Farsul Banrisul 2024, que premia as cabanhas com maior destaque no julgamento de suas respectivas raças. “Esse prêmio reforça a presença marcante da raça Puro Sangue Árabe na Expointer 2024”, pontua o presidente da AGCA.
A prova de Morfologia Funcional também foi um grande sucesso entre o público. O juiz Jenor Jarros Neto selecionou os melhores exemplares da raça Árabes montados apresentados na exposição. Em seguida, o público se encantou com a prova de Liberdade, onde o Cavalo Árabe demonstrou toda sua beleza, graça, habilidade e docilidade.
Por fim, a primeira edição do Grande Prêmio ABCCA, realizada durante a Expointer 2024 nas provas de Três Tambores e Seis Balizas, representou um importante incentivo à raça no sul do Brasil. “Todos os conjuntos se dedicaram muito para conquistar as melhores colocações. Foi outro sucesso desta edição”, concluiu Tarragô.
Para mais informações sobre as provas do Cavalo Árabe no sul do país, siga a AGCA nas redes sociais através do perfil @agcavaloárabe e acompanhe a ABCCA em @abcccarabe.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Ariane Grutzmann
Leia outras notícias no site da ABCCA