A 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe já está agitando a região de Campinas (SP). A partir desta quarta-feira (03/07) até segunda-feira (08/07), o evento movimentará R$ 10 milhões. A exposição, reconhecida como a maior da raça na América Latina, ocorre no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP). Segundo a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), diversos fatores estão contribuindo para esse impacto econômico. Sobretudo, o recorde de inscrições, que teve aumento de 45%, em relação à edição anterior.
Segundo a ABCCA, a exposição recebeu 350 inscrições. São esperados participantes de seis estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás –, e de quatro países – Uruguai, Chile, Qatar e Arábia Saudita. De acordo com o presidente da associação, Francisco Carrasco, o evento está impulsionando a rede hoteleira da região, além dos setores de alimentação, transporte, serviços e atividades de lazer.
As premiações, pagas nas competições esportivas, e os leilões, representam parte significativa do movimento financeiro do evento. Criadores renomados da raça, como RFI Arabians, Rach Stud, Haras Cruzeiro e Haras JM, realizarão dois leilões como parte da programação. O remate ofertará a criadores de todo o país animais de excelentes criatórios, com qualidade genética comprovada por programas de criação e pelo alto nível competitivo.
Celebração memorável de 60 anos do cavalo Árabe
A ABCCA investiu R$ 2,2 milhões na preparação e organização da Exposição Nacional do Cavalo Árabe deste ano. “Nosso objetivo é proporcionar uma celebração memorável, no Helvetia Riding Center. Nossa diretoria e equipe técnica trabalham em conjunto com nossos parceiros, para proporcionar uma experiência extraordinária, para quem vai acompanhar presencialmente ou através da internet, pela Arabian Essence”, comentou o presidente.
Este ano, a exposição contará com disputas nas seguintes modalidades: Halter (apresentação onde a conformação do animal é analisada, como num concurso de fisiculturismo), Performance (que apresenta diferentes estilos de montaria, divididos em Hunter Pleasure, Western Pleasure, English Pleasure e Traje Típico), além da Prova em Liberdade (onde os cavalos da raça Árabe são avaliados sem cavaleiro ou apresentador).
Além das competições válidas pela 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, o evento será palco das disputas de Halter e Performance da Copa Brasil e da sétima rodada da Emirates Arabian Horse Global Cup (EAHGCup), etapa sul-americana. Para garantir a excelência nas avaliações, foram escalados 10 juízes gabaritados mundialmente para analisar os animais que serão apresentados neste grande show da equinocultura brasileira.
A exposição promete ser um marco no calendário da região de Campinas, Indaiatuba, e de todo o interior paulista, unindo lazer, cultura e a paixão pelo universo equestre. Além das competições, os participantes terão uma experiência completa na praça de alimentação. A entrada é gratuita, proporcionando a todos a oportunidade de admirar a beleza e as habilidades dos cavalos Árabes em um ambiente confortável e em contato direto com a natureza.
Serviço
Evento: 43ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe
Data: 03 a 08 de julho de 2024
Local: Helvetia Riding Center
Cidade: Indaiatuba (SP)
Mais informações: https://nacional.abcca.com.br/pt
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/André Shiwa
Leia outras notícias no site da ABCCA