A criação brasileira do cavalo Árabe voltou a se destacar nas principais exposições do calendário internacional da raça. Neste mês de fevereiro, foram quatro eventos diferentes realizados – dois no Qatar, um nos Emirados Árabes e outro nos Estados Unidos -, em que animais nacionais ou mesmo a sua progênie mostraram a força e a potência do plantel brasileiro da raça.
Realizado de 08 a 11 de fevereiro, em Doha, no Qatar, o Katara International Arabian Horse Festival 2023 foi um dos mais empolgantes e lindos shows do circuito mundial do cavalo Árabe. Em um cenário incrível de frente para o mar e com a beleza do cavalo árabe desfilando nesse visual, o Katara se tornou um dos shows mais comentados no mundo.
Dentre os animais nascidos no Brasil que se destacaram no evento, estava TM Bella com a conquista do 2º lugar na Classe de potrancas de 2 anos. O animal é de criação do Haras Trindade de Minas, de Nova Serrana/MG, e foi exportado no ano passado.
Ainda no Katara, destaque para a progênie de animais brasileiros, como FT Shaella, mãe do animal que foi Campeão Prata Potro Júnior D Sharar, de criação do Dubai Stud. FT Shaella foi ainda um nome marcante no Katara Auction, leilão realizado durante o evento. Afinal, sua neta D Shihanah foi a recordista de preço, vendendo um direito de embrião por USD 980.000,00. Mesmo feito conseguido por FT Shaella em 2022.
Já no Campeonato Cavalo, Amaar – um filho do brasileiro RFI Farid, de criação do RFI Arabians, de Itapetininga/SP – conquistou o importante título de Campeão Cavalo Bronze. Não podemos deixar de mencionar ainda a participação do brasileiro Luís Rocco que representou o Brasil no quadro de juízes do Katara 2023.
Criação brasileira destaque nos Emirados Árabes
Entre os dias 16 e 19 de fevereiro aconteceu nos Emirados Árabes a Abu Dhabi International, importante exposição do Oriente Médio. Mais de 300 animais foram avaliados por nove juízes de diferentes países, entre eles o brasileiro Zico Guardia.
Duas éguas nascidas no Brasil representaram bem a criação nacional. RFI Amira Almaktub (RFI Maktub x Ali Mahakeshi) de criação do RFI Arabians, de Itapetininga/SP e Ametista Al Jade (Mirage LM x Tahyla HVP), de criação do Haras Al Jade, de Campo Grande/MS, competiram na mesma categoria de éguas acima de 4 anos.
A potra AJ Lima, eleita Campeã Potranca Prata, é filha da brasileira TH Lamanda (Laman HVP x Hortyna HCF) criada pelo Haras Francajel, de Franca/SP. O reprodutor brasileiro RFI Farid (RFI Maktub x RFI Fayara El Shiraz) – também criado pelo RFI Arabians – teve diversos filhos apresentados e premiados na exposição, com destaque para o cavalo Star Farid, Campeão Bronze.
Os demais animais brasileiros que também apresentaram suas progênies por lá, foram: Siberia SA, TS Apolo, Lumiar Bint Balzac, Donna Bella HBV e Borsalino K.
Exposição nos Estados Unidos
A International Arabian Breeder Show – que tem suas categorias julgadas pelo sistema de pontos – foi realizada entre os dias 17 e 20 de fevereiro, em Scottsdale, nos Estados Unidos. Em quase todas as categorias do evento, havia pelo menos um animal nascido no Brasil.
A primeira conquista do Brasil veio com atual Campeã Nacional Mirim Ouro, Khaleesi El Lami RB (*Dominic M x Lami El Sabah RB), criada pelo Haras das Cascatas, de Atibaia/SP. Khaleesi foi eleita a Bronze Champion Jr. Filly, e foi um ótimo presságio do que ainda estaria por vir.
No campeonato seguinte, foi a vez de dois machos da criação brasileira brilharem. Haz AL (Royal Asad x Elegance AL) criado pelo Haras Canãa, de São Carlos/SP e Kidark HBV (Pharaoh HBV x Seduction HBV) – atual Campeão Nacional Potro Jovem Prata – criado pelo Haras Boa Vista, de Sapucaí Mirim/SP, conquistaram, respectivamente, a Prata e o Bronze do Campeonato Potro.
Por fim, o Ouro veio no Campeonato Égua. O Haras das Cascatas festejou mais uma conquista, dessa vez com Sapphire RB (Emerald J x Symphony RB). A bela tordilha já havia conquistado dois títulos Nacionais no ano passado em solo brasileiro, o Ouro Potranca Jovem 2021 e a Prata no Campeonato Potranca.
Importante mencionar que todos os quatro animais brasileiros que foram premiados são frutos da 3ª ou 4ª geração materna de seus criatórios, um claro sinal da qualidade e assertividade de uma criação. E também, que todos eles forem importados e apresentados pela Royal Arabians
Mais uma em Doha
Durante a 4th Souq Waqif International Arabian Horse Show 2023, realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na cidade de Doha, Qatar, a brasileira TM Bella conquistou mais um título. Afinal, foi eleita a Campeã Potranca Ouro. A exposição foi julgada por nove juízes, a maioria deles provenientes da Europa.
Ao todo, 46 potrancas estavam na disputa do cobiçado título, o que engrandece ainda mais a conquista de TM Bella. Outros animais brasileiros que tiveram suas progênies premiadas durante o evento foram: Royal Asad, RFI Farid, Antigua HVP, Victorya FHP, Laman HVP e Urzi LM.
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: @ABCCÁrabe
Por Natália de Oliveira
Colaboração: César Schimidt
Crédito das fotos: Reprodução/Internet
Leia outras notícias no site da ABCCA