Fêmeas e machos da raça Árabe movimentam a pista de areia do Jockey Club de São Paulo

Em dois páreos válidos pelo Prêmio UAE President Cup Series, teve dobradinha do Rach Stud no pódio, com Naizza Rach como a melhor entre as fêmeas e Mentor Rach como o vencedor entre os machos
Raça Árabe

Exemplares da raça Árabe movimentaram a pista de areia do Jockey Club de São Paulo no último sábado (2). Ao todo, foram realizados dois páreos exclusivos – um entre as fêmeas e outro entre os machos da raça -, ambos promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), com patrocínio do Ministério dos Esportes dos Emirados Árabes Unidos, que possibilitou uma premiação de quase R$ 22 mil no evento.

O primeiro confronto do dia foi entre as fêmeas de 3 anos ou mais da raça, com até três vitórias nos últimos 12 meses, que recebeu o nome de Prêmio UAE PRESIDENT CUP SERIES FOR FILLIES II. Sete fêmeas estiveram na disputa, que terminou com a vitória surpreendente de NAIZZA RACH (FEITIZZO RACH e LA NOUBA ENDURANCE), com o tempo de 1:58.243 e a vantagem de dois corpos de diferença da segunda colocada, RG KODAK.

Com treinamento de Lucas Quintana, a fêmea da raça Árabe – que é de criação e propriedade do Rach Stud, de propriedade dos irmãos Ricardo e Paulo Jamil Saliba – foi conduzida à vitória pelo jóquei Rudinick Viana. “A vitória da Naizza Rach foi muito gratificante e surpreendente, já que tínhamos outras mais experientes no grupo, como a Osiris Rach e a Holly Pol Rach, que já tinham corrido distâncias mais longas. A Naizza tinha vencido um páreo de 1200 m e não sabíamos como iria encarar a Milha. Mas o treinador e o jóquei planejaram bem a estratégia de corrida e o resultado foi brilhante. Ela agora tem duas vitórias em três apresentações e está invicta na areia”, celebra Paulo Jamil Saliba.

Raça Árabe
MENTOR RACH – Foto: Divulgação/Porfírio Menezes/JCSP

Páreo entre os machos da raça Árabe

O Prêmio UAE PRESIDENT CUP SERIES FOR COLTS II, entre oito machos de 3 anos ou mais, com até quatro vitórias nos últimos 12 meses, foi o segundo confronto do dia da raça Árabe no Hipódromo de Cidade Jardim. Novamente, com sete animais em disputa, na pista de areia e nos 1.600m.

Como resultado, após uma disputa eletrizante, MENTOR RACH (SARMATA e MUSA RACH) – sob o comando do jóquei I.Silva e treinamento de Lucas Quintana – cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 1:52.929 e com 3/4 corpo de diferença do segundo colocado, MAHATMA RACH. As vitórias de MENTOR e de NAIZZA renderam dobradinha ao Rach Stud no lugar mais alto do pódio no evento do último sábado no Jockey Club de São Paulo.

“Mentor Rach foi como sempre muito bem! É um cavalo diferenciado, que conta agora com sete vitórias e três placês em 10 apresentações”, comemora Paulo Jamil Saliba. “Nos assustou o fato de estar muito para trás na reta oposta, mas ele foi recuperando posições e dominou o páreo quase em cima do disco final”, acrescenta o proprietário.

Paulo ainda fez questão de ressaltar o resultado pelo outro macho de sua criação no páreo. “Em segundo lugar, se apresentando mais uma vez de forma consistente, ficou Mahatma Rach, seu irmão paterno. Ambos são filhos do polonês Sarmata (Pepton x Sarmacja / Gil), um excelente corredor na Polônia e que veio a se tornar Campeão Nacional Cavalo de Halter em 2001. Vale lembrar que os ganhadores destes dois páreos, assim como todos que se classificaram na pedra, tem pedigrees criados para esporte”, finaliza.

Para saber mais sobre o cavalo Árabe, acesse www.abcca.com.br e acompanhe a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe através dos perfis oficiais nas redes sociais:

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre
Legenda da foto em destaque: NAIZZA RACH
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Portífiro Menezes/JCSP

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn