No último sábado (12/10), o Jockey Club de São Paulo foi palco de emocionantes disputas dos Grandes Prêmios do Cavalo Árabe, que ofereceram mais de R$ 30 mil em premiações. As corridas, promovidas pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), movimentaram a pista de grama do Hipódromo de Cidade Jardim.
O primeiro evento, o GP UAE President Cup For Fillies, teve a participação de éguas de 3 anos ou mais, que se enfrentaram nos 1.400 metros. A tordilha Puro Sangue Árabe Passamarie Rach (Mared Al Sahra x Passion Rach, por Vaillant Rach), montada pelo jóquei I. Silva, conquistou a vitória com um tempo de 1:36.781, superando a segunda colocada, Normandia Rach, com o jóquei M. Silva, por pouco mais de um corpo de distância. (Veja o replay do páreo abaixo)
Tanto Passamarie Rach quanto Normandia Rach são de criação e propriedade do Rach Stud e foram treinadas para o páreo por Lucas Quintana. Ricardo Saliba, do Rach Stud, destacou a importância da vitória: “Essa foi a segunda vitória da Passamarie. Ela tem genética importada da Europa, filha do Mared Al Sahra. O diferencial dela é a mãe, Passion Rach, que é a única ganhadora de grupo 1 de corrida de Árabe no Brasil. Ficamos muito satisfeitos com esse resultado”.
Segundo páreo do dia do Cavalo Árabe no Jockey Club de São Paulo
Na sequência, o GP UAE President Cup For Colts, também nos 1.400 metros da pista de grama, apresentou uma competição acirrada. O tordilho Puro Sangue Árabe Ômega Rach (Uzbek Du Lion x Orchestra Rach, por Vaillant Rach), conduzido pelo jóquei R. Viana, saiu na frente na reta final e venceu com um tempo de 1:34.974, garantindo uma vantagem de mais de cinco corpos sobre o segundo colocado, RG El Bak. (Veja o replay do páreo abaixo)
Saliba fez uma reflexão emocionada sobre a vitória do Ômega Rach: “Essa foi a terceira vitória dele, e é uma semana de sentimentos mistos, pois perdemos a mãe dele, a Orchestra. Essa vitória é uma homenagem a ela, que também é mãe de outros animais excepcionais. A Orchestra tinha sido a melhor égua do ano de corrida, ganhou a prova de maior valor do ano”.
Por fim, Ricardo Saliba enfatizou: “Tanto a Passamarie quanto o Ômega Rach são produtos de éguas vencedoras, o que consagra uma segunda geração de animais vitoriosos de corrida do Rach, que é motivo de muto orgulho para todos nós”.
Lucas Quintana, treinador dos vencedores dos dois Grandes Prêmios exclusivos do Cavalo Árabe, elogiou o desempenho dos animais nas corridas: “Ambos corresponderam plenamente às expectativas. A Passamarie é uma égua excepcional; já estreou ganhando e, nesta segunda corrida, em uma distância um pouco maior de 1.400 metros, confirmou sua qualidade ao vencer com facilidade. O Ômega Rach, por sua vez, já vinha de vitórias e, nesta corrida, mostrou sua força novamente. Ele é um excelente cavalo, com pedigree do Rach. Temos aqui duas mães ganhadoras de grandes prêmios, e agora seus filhos também são campeões”, concluiu.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Legenda da foto em destaque: PASSAMARIE RACH
Fotos: Divulgação/JCSP
Leia outras notícias no site da ABCCA