A Exposição Nacional do Cavalo Árabe do Chile – que aconteceu de 25 a 26 de março, no Santiago Paperchase Club -, contou com um brasileiro no trio de juízes das provas de Halter. Trata-se de Rodrigo Foz Forte, empresário, consultor na área de Recursos Humanos, criador da raça e presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).
Muita gente nem imagina, mas Forte também se dedica à atividade de jurado de provas de halter da raça. Tendo, inclusive, certificação como juiz oficial internacional do Cavalo Árabe. Ao lado dele no trio de juízes da exposição estava Christine Jamar, da Bélgica, e Doug Dahmen, dos Estados Unidos.
De acordo com Forte, a XXIX Exposición Nacional Del Caballo Árabe do Chile, promovida pela Associación Chilena de Criadores de Caballos Árabes (ACHCCA), contou com aproximadamente 60 animais em julgamento nas provas de Halter.
“Ano a ano, a qualidade dos animais do Chile sobe cada vez mais. Os criadores estão comprometidos e investindo, trazendo sangues de fora. Eles estão realmente animados. Foi muito bacana ver esse crescimento de perto”, conta o juiz e presidente da ABCCA.
Rodrigo Forte possui amplo conhecimento sobre a raça, sendo criador do cavalo Árabe desde 1991. Seu plantel é reconhecido internacionalmente, com a marca RFI, com destaque para dois grandes reprodutores de sua criação, RFI Maktub (Altam Yshmayl x RFI Cyntilation) e seu filho RFI Farid (RFI Maktub x RFI Fayara El Shiraz).
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Rodrigo Foz Forte
Leia outras notícias no site da ABCCA