40ª Nacional do Cavalo Árabe registra aumento no número de inscrições nas provas funcionais

Além do Halter e Performance, raça ainda exibiu toda a sua funcionalidade em outras cinco modalidades

O que define um cavalo Árabe? Muitos dirão que é a beleza em decorrência das suas características físicas únicas, como pescoço longo, cabeça chanfrada e calda mais curta. Mas foram outras traços da raça – como resistência, inteligência e funcionalidade – que a tornaram tão apreciada pelas tribos nômades de beduínos na península Árabe há cerca de três mil anos e, nos dias atuais, a coloca como a escolha ideal para a disputa de diferentes modalidades equestres.

Tamanha é aptidão esportiva da raça que a Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA) tem registrado um aumento significativo no número de inscrições nas provas funcionais. E foi extamente o que aconteceu durante o maior evento da raça, a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada de 10 a 14 de novembro no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba/SP.

Seis Balizas durante a 40ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

Durante o evento, além do Halter e da Performance, a raça exibiu toda a sua funcionalidade em outras cinco modalidades: Três Tambores, Seis Balizas, Cross Country, Hipismo Rural e Salto. De acordo com a ABCCA, as cinco modalidades registraram, juntas, 300 inscrições, número maior do que na edição do ano passado do evento. Foram mais de 480 passadas e 90 cavalos no recinto de exposições durante a Nacional.

Bruno Zanotta, presidente da Associação Nacional do Cavalo Árabe Funcional (ANCAF), fez o seu balanço sobre o evento. “Tivemos uma quantidade de passadas acima do esperado, premiação com duas motos, um pessoal do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro vindo para as provas, o que chamou a atenção. Tivemos mesmo uma grande procura pelo cavalo Árabe montado, isso acima e mostra que em 2022 esse número será maior ainda”.

Raça mostrou toda a sua versatilidade nas provas de Cross Country

Ao término do evento, Rodigo Forte, presidente da ABCCA, fez questão de agradecer a participação de todos. “Quero agradecer a todos que participaram do evento, sejam eles expositores, criadores, associados, parceiros e funcionários da Associação. Essa ediçaõ da Nacional foi muito especial e agora espero vê-los em julho do ano que vem para a 41ª edição. Até lá”.

Para conferir os resultados das provas funcionais do cavalo Árabe durante a 40ª Exposição Nacional, acesse o Instagram oficial da ABCCA: @abccarabe.

Por Natália de Oliveira/Cavalus Comunicação Equestre
Crédito das fotos: Divulgação

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn