Provas de Halter da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe destacam a excelência do plantel brasileiro

O Haras Serondella, de Salto de Pirapora (SP), conquistou, pelo terceiro ano consecutivo, o título de Melhor Criador e Expositor da modalidade durante o eventoc
Acqua Serondella - 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe

A 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada de 5 a 10 de julho, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), foi palco de competições de Halter que evidenciaram a notável qualidade do plantel brasileiro da raça. Com animais de linhagens consagradas e criadores dedicados, as provas revelaram a grandiosidade e a elegância dos cavalos Árabes do Brasil e do mundo.

O título de melhor criador e expositor da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe de Halter foi, pelo terceiro ano consecutivo, o Fábio Alberto Amorosino, do Haras Serondella, de Salto de Pirapora (SP). “O que me agrada muito nesta conquista é a questão programa de criação, onde você busca repertório e reposição. Neste time de agora, por exemplo, apenas dois animais competiram com a gente em 2021. Então, me traz muita satisfação ver novos produtos sendo criados mantendo exatamente o mesmo padrão e a mesma qualidade de criação do Haras Serondella. Então, nós estamos extremamente satisfeitos”, frisa Amorosino.

Acqua Serondella – Foto: Divulgação/André Shiwa

O criador ainda ressalta a paixão em criar cavalos, que é o que move a ele e toda a sua família. “O que nos interessa cada vez mais é ter um plantel, que ao nosso ver, reflita as qualidades do que tem que ser um cavalo honesto, um cavalo Serondella: um cavalo que ao passo é muito bem posto, que tem linha de dorso boa, que tem uma boa saída de pescoço, que tem movimentação, que tem atitude e que tem a beleza. Um cavalo capaz de ser montado e que seja competitivo tanto no Oriente Média quanto na Europa, nos Estados Unidos e Brasil. Um cavalo, que ao nosso ver, seja de fácil aplicabilidade”.

Ainda segundo Amorosino, a Acqua Serondella – que foi Campeã Junior Fêmea Ouro durante a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe – reflete muito todas as características citadas anteriormente. “Um animal que, na minha opinião, é o nosso futuro. Ela consegue trotar, carregamento de calda muito bem posto, cola longa. Movimento de jarrete muito bom, proporções excelentes, angulação de paleta muito boa, pescoço longo e fino, e uma cabeça impecável. Então, é um animal que tem beleza e, ao mesmo tempo, toda essa qualidade, consequentemente, muito tipo Árabe. Então, a Acqua é o bicho que nós estamos e a nossa referência para o futuro”, finaliza.

42a-Campeonato-Nacional-do-Cavalo-Arabe-RFI-Sawari
RFI Sawari – Foto: Divulgação/André Shiwa

Égua Ouro e Cavalo Ouro

A Campeã Égua Ouro de Halter da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, título máximo entre as fêmeas, foi conquistado por um exemplar de criação e exposição de Rodrigo Foz Forte, do RFI Arabians, de Itapetininga (SP). Trata-se de RFI Sawari (Excalibur EA x RFI Sophie Al Makutb).

“É uma alegria imensa pra gente ter a Sawari consagrada como Campeã Égua Ouro de 2023, repetindo a premiação que a mãe dela teve em 2018. Então, pra gente é uma felicidade enorme, um reconhecimento pelo nosso trabalho de 32 anos. De criar duas campeões nacionais da mesma família, da mesma linhagem. Fechamos com chave de ouro essa nacional e vamos seguir em frente com muito trabalho e dedicação”, celebrou Rodrigo Foz Forte.

Ajmer Moniscione – Foto: Divulgação/André Shiwa

Entre os machos, o título de Cavalo Ouro foi conquistado por Ajmer Moniscione (AJ Mardan x Agianna Moniscione). O animal do criador Azienda Agric. Giancarlo Buzzi e do expositor Leandro Roberto dos Santos, do Haras Sete Flechas, de Atibaia (SP).

“Foi uma emoção sem tamanho, o nosso primeiro título Ouro, em um campeonato muito importante como esse. Não posso deixar de agradecer a minha família e todos que torceram pela gente, que vibraram com o nosso cavalo em pista. Foi uma Nacional excelente”, celebrou Leandro Roberto dos Santos.

Aysha EV – Foto: Divulgação/André Shiwa

Novos criadores e bons negócios

Além dos veteranos da raça, a 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe também consagrou o trabalho de novos criadores. Foi o caso do casal Elias e Eliana Vanin, da Estância do Vale, de Cuiabá/MT, que está há apenas cinco anos na raça, mas já conquistando títulos com animais de sua criação.

Com a potra Aysha EV (Jyvar Meia Lua x Pietrah EV), o casal de criadores faturou o título unânime de Campeã Mirim Fêmea da 42ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe. E, ainda, venderam a potra, ainda em pista, para o exterior.

“Faz 5 anos que eu comprei minhas duas primeiras éguas para reprodução. Comprei uma égua boa, fiz um cruzamento bom com ela, nasceu a Pietrah, a primeira potra nascida do meu haras, com o sufixo EV, e agora a Aysla, filha dela, nos consagrou com esse prêmio que nos mostra que estamos no caminho certo, afinal, conseguimos vender e exportar uma campeã nacional unanime, do Mato Grosso para o mundo. Estamos muito felizes”, finalizam Elis e Eliana Vanin.

Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito da foto: Divulgação/André Shiwa

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show