RFI Arabians conquista prêmio de Melhor Criador da Brazilian Breeders’ Cup pelo quarto ano consecutivo

Comandado por Rodrigo Foz Forte, o criatório de Itapetininga (SP) soma agora seis títulos no evento, que é considerado o mais cobiçado da criação nacional do Cavalo Árabe
RFI Arabians conquista prêmio de Melhor Criador da Brazilian Breeders’ Cup pelo quarto ano consecutivo

O RFI Arabians, de Itapetininga (SP), se consagrou, pelo quarto ano consecutivo, como o Melhor Criador da Braziian Breeders’ Cup, um dos prêmios mais cobiçados do Cavalo Árabe no Brasil. A exposição, que chegou a sua 27ª edição este ano e é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), foi realizada na sexta-feira (15/11) no Centro Hípico de Tatuí (SP).

Com a recente conquista, o RFI Arabians alcança agora a marca de seis títulos na Brazilian Breeders’ Cup (2011, 2017, 2021, 2022, 2023 e 2024), consolidando-se como o criatório mais premiado da história do evento. Rodrigo Foz Forte, titular do RFI Arabians, expressou sua alegria com a conquista.

“É uma emoção muito grande não só por somarmos seis títulos neste campeonato ao longo dos nossos 34 anos de história, mas também por celebrarmos essa vitória ao lado da minha família, que é o maior tesouro que temos. É uma alegria enorme ver o reconhecimento do nosso trabalho árduo, de tudo o que fazemos com tanto carinho e dedicação ao longo dos anos. Estou muito feliz com esse resultado”, comemorou Forte.

Em 2023, ao vencer pela terceira vez consecutiva, o RFI Arabians garantiu definitivamente o troféu permanente da premiação, que, embora itinerante, passa a ser definitivo para o criador que conquistar três vitórias consecutivas ou cinco no total. Ao longo dos 28 anos de história da Brazilian Breeders’ Cup, além da RFI Arabians, o extinto Haras Vanguarda também havia conquistado o troféu.

Fábio Alberto Amorosino, do Haras Serondella, ficou em 2º lugar como Melhor Criador da Brazilian Breeders’ Cup

Na classificação geral do evento, o segundo lugar ficou com o criador Fábio Alberto Amorosino, do Haras Serondella, seguido de perto por Luciano Cury, do HBV, que garantiu a terceira colocação.

Para participar da Brazilian Breeders’ Cup – exposição exclusiva da modalidade de Halter –, cada participante deve apresentar até quatro animais, todos de criação própria e que ainda são de sua propriedade. A competição classifica os principais criadores do Brasil, destacando a excelência do programa de criação do cavalo Árabe.

A edição de 2024 da Brazilian Breeders’ Cup também foi marcada pela homenagem a Maria Helena Vidal, colaboradora da ABCCA há mais de 40 anos, com a taça levando seu nome em reconhecimento aos seus anos de dedicação e contribuição à raça no Brasil.

Luciano Cury, do HBV, garantiu a terceira colocação da Brazilian Breeders’ Cup

Animais de destaque da Brazilian Breeders’ Cup 2024

Além de premiar o Melhor Criador da raça Árabe de 2024, a Brazilian Breeders’ Cup 2024 também destacou os melhores animais da competição, com títulos importantes para os exemplares que se sobressaíram em suas categorias.

Stallion Cup, que elege o melhor garanhão do evento, foi conquistado por EKS Farouk (IBN Farid X SR Aphrodite). O animal, de criação de Mr. W. Brown e de propriedade de Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro, conquistou a premiação por conta do desempenho de suas filhas no evento: Sweet Donabella, Sweet Farah Diba, Justhine Farouk JM e Lucille Johnny

Já o Premium Cup, destinado a destacar melhores exemplares da raça Árabe em competição, foi atribuído a RFI Ballerina (El Tino X RFI Bettina Almaktub). A fêmea, criada e de propriedade da RFI Arabians, se destacou pela sua beleza, conformação e ‘tipo’ Árabe.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/Heloísa Alves

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show