IBEqui e Mapa discutem alterações na política do Mormo para ‘Teste Complementar’ no exterior

"A melhor coisa que aconteceu nos últimos anos para a Indústria do Cavalo no Brasil foi a fundação do IBEqui, pois agora as Associações têm uma única e potente voz", diz Rodrigo Forte.
IBEqui e Mapa discutem alterações na política do Mormo para ‘Teste Complementar’ no exterior

O presidente do Instituto Brasileiro de Equideocultura (IBEqui), Manuel Rossito, e o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Tollstadius Leal, se reuniram, na quinta-feira (14/04), em Brasília (DF), para discutir a liberação do Teste Complementar (Reteste) de Mormo no exterior. Atendendo à demanda de diversas entidades, o IBEqui enviou, no dia 21 de dezembro de 2021, ofício à Câmara Setorial, sobre o Teste Complementar. Atualmente, apenas um laboratório tem autorização para realizar esse tipo de teste no país. 

A instrução normativa nº 6 do Mapa, estabelece que, na realização do teste de triagem, em casos que o animal testar positivo para Mormo, deverá ser realizado um novo teste. O ofício do IBEqui propõe alteração no procedimento, com a inclusão de outros laboratórios para a realização da contra-prova, uma vez que o protocolo de diagnóstico do Mormo, no Brasil, está alinhado com as tendências das pesquisas de ponta dos laboratórios de referência internacional. 

O Mapa informou que o documento ainda tramita em diversas áreas do órgão para análise de viabilidade nas alterações da política do Mormo. A equipe técnica do Ministério deve divulgar a resposta oficial nos próximos dias. O IBEqui aguarda a decisão para convocar reunião da Diretoria Executiva e definir os próximos passos.

“A melhor coisa que aconteceu nos últimos anos para a Indústria do Cavalo no Brasil foi a fundação do IBEqui, pois agora as Associações têm uma única e potente voz, especialmente junto ao MAPA. ABCCA é fundadora do IBEqui e agora temos realmente uma chance de resolver essa questão do Mormo”, afirma Rodrigo Forte, presidente da ABCCA.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Assessoria de Imprensa IBEqui
Crédito da foto em destaque: Divulgação/
IBEqui

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
No more posts to show