Cavalo Árabe no Brasil vive fase histórica e ganha projeção mundial

Após realizar a Nacional, sediar um evento internacional e conquistar duas medalhas de ouro no Pan-Americano de Enduro — além de outras vitórias expressivas — o Brasil reafirma sua posição de destaque na criação do cavalo Árabe no cenário internacional

O Brasil viveu, entre os dias 9 e 18 de julho de 2025, uma semana histórica e sem precedentes para o Cavalo Árabe. Com três grandes eventos realizados em sequência, o país atraiu olhares do mundo e reafirmou sua posição como um dos mais importantes polos da raça — destacando-se pela excelência genética, capacidade organizacional e resultados expressivos no esporte.

A agenda começou com a realização da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), entre os dias 9 e 14 de julho, que contou com a presença inédita do Sheikh Mohammed bin Nasser Al Thani, do Catar. O evento reuniu criadores de sete estados brasileiros, além de representantes do Uruguai, Chile e Equador, que colocaram seus animais em disputas nas modalidades Halter e Performance. A estrutura de alto padrão, aliada à diversidade cultural e à qualidade dos animais, garantiu o sucesso de público e mídia ao evento, que contabilizou cerca de 2 mil visitantes por dia.

Ainda como parte da programação da Nacional, no dia 13 de julho, foi disputado o Grande Prêmio Nacional do Cavalo Árabe no Jockey Club de São Paulo, na tradicional pista de grama. A vitória foi da égua VG Raj Al Mared, montada por Jeane Alves, em um percurso de 1800 metros, representando mais uma conquista para a criação brasileira.

Evento em Indaiatuba chamou a atenção pela estrutura de alto nível – Foto: Divulgação/Tupã
Sheik Mohammed bin Nasser Al Thani com diretoria ABCCA e organizadores do GCAT – Foto: Divulgação/André Shiwa

Etapa GCAT

Nos dias 13 e 14 de julho, o mesmo local sediou pela primeira vez no país uma etapa do Global Champions Arabians Tour (GCAT), considerado atualmente o circuito mais prestigioso da raça Árabe no mundo. Patrocinado pelo governo do Catar, o GCAT conta com 14 etapas internacionais e uma premiação global superior a R$ 160 milhões. Em Indaiatuba, a competição distribuiu R$ 1,7 milhão somente na modalidade Halter, atraindo público e competidores internacionais.

Além do alto nível técnico dos animais em pista, o GCAT Brasil uniu esporte, cultura e entretenimento. O evento foi marcado por espetáculos de abertura que celebraram a cultura brasileira e por shows de grandes nomes da música, como Gilberto Gil e a dupla Fernando & Sorocaba, reforçando o prestígio e o impacto desse momento para o cavalo Árabe no país.

José Caio Frisoni com Stud Brasil Itajara ganhou medalha de ouro na categoria Adulto do Pan-Americano de Enduro – Foto: Divulgação/Tupã
Lavinya Laçalvia com Baruc do Triunfo ganhou medalha de ouro na categoria Young Riders do Pan-Americano de Enduro – Foto: Divulgação/Tupã

Brasil no topo do Enduro

Encerrando a maratona de sucesso, o Brasil sediou em 18 de julho o Pan-Americano de Enduro Equestre, no Haras Albar, em Campinas (SP). Após 18 anos, o evento voltou ao país com força total, reunindo atletas do Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Uruguai e Estados Unidos.

Com provas nas categorias Adulto e Young Riders (ambas com percurso de 120 km), o Brasil conquistou duas medalhas de ouro individuais: no Adulto, com José Caio Frisoni (Stud Brasil Itajara) e, no Young Riders, com Lavinya Laçalvia (Baruc do Triunfo) — ambos montando cavalos da criação nacional da raça Árabe.

Com uma estrutura elogiada por seu padrão internacional, o Pan-Americano teve ainda pódio completo, desfile de escola de samba e o tradicional Leilão do Haras Trio, reunindo os principais exemplares voltados ao Enduro Equestre.

“Foi uma semana memorável. Realizamos eventos distintos, mas complementares, que mostraram a força da criação nacional e a capacidade do Brasil de receber o mundo com excelência. Estamos orgulhosos do que entregamos e confiantes no que ainda podemos conquistar”, declarou Francisco Carrasco, presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA).

Assim o Brasil se consolida cada vez mais como centro global da raça Árabe, promovendo genética, tradição e esporte.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira e Verônica Formigoni/Agência Cavalus
Crédito da foto em destaque: Divulgação/Tupã

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe CNPJ 45.880.556/0001-58 Edital de Convocação de Assembleia Geral  O Sr. Presidente, na forma estatutária, convoca os Associados da Associação

Leia mais»
No more posts to show