O Cavalo Árabe reforçou sua funcionalidade e protagonismo dentro do cenário equino nacional ao entrar em pista nas diversas modalidades que compõem o Campeonato Gaúcho Domados do Pampa, cuja grande final aconteceu durante a 48ª Expointer, entre os dias 30 de agosto e 6 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS. Reunindo 70 animais Puro Sangue Árabe e 4 Anglo Árabes, o evento destacou a capacidade técnica, resistência e sintonia da raça com seus cavaleiros e amazonas.

Promovido pela Associação Gaúcha do Cavalo Árabe (AGCA), com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Árabes (ABCCA), o campeonato integrou a programação oficial da feira, que nesta edição bateu recorde histórico de público, ultrapassando 1 milhão de visitantes ao longo de nove dias.
“A participação foi excelente, com animais muito bem preparados, fisicamente e tecnicamente As disputas nas provas foram acirradas, realmente a Raça Árabe proporcionou novamente um show dentro e fora das pistas”, avaliou o presidente da AGCA, Luis Fernando Tarragô.

Ao todo, o campeonato distribuiu R$ 80 mil em premiações, valorizando modalidades como Três Tambores, Rédea Espelhada, Maneabilidade, Morfologia Funcional, Liberdade, Seis Balizas e a prova Carro Cavalo. “A novidade deste ano foi, sem dúvida, a prova Carro Cavalo, que contou com a participação de um carro 100% elétrico. O Zeekr X, com dois motores elétricos e 428 cavalos de potência, dividindo a pista com a força, agilidade e versatilidade do Cavalo Árabe. Foi um sucesso”, acrescentou o presidente da AGCA.

A edição também marcou o retorno da Raça Anglo Árabe à Expointer, com animais bem preparados e desempenho técnico consistente. Para 2025, a organização já trabalha na ampliação do campeonato. “Nosso objetivo é aumentar o número de competidores, melhorar ainda mais as premiações e estudar a inclusão de mais etapas no circuito”, finalizou Tarragô.
Os resultados e informações completas sobre o campeonato podem ser acessados pelo perfil oficial da AGCA no Instagram: @agcavaloarabe.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Ariane Grutzmann
Leia outras notícias no site da ABCCA