O Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande (MS), foi palco no último sábado (13/04) da 23ª Expogrande Arabian Show, um dos destaques da Expogrande 2024, maior feira agropecuária do Centro-Oeste do país. O evento, promovido pela Associação dos Criadores de Cavalo Árabe de Mato Grosso do Sul (ACCA/MS), com o apoio da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), contou com a presença de criadores de quatro estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
O sucesso da Expogrande Arabian Show contribuiu significativamente para o faturamento recorde da Expogrande 2024. O evento registrou um faturamento interno de R$ 576.801.968,00, superando em pelo menos cinco vezes o valor arrecadado no ano anterior, que foi de R$ 110 milhões. Além disso, a quantidade de visitantes foi expressiva, totalizando cerca de 114 mil pessoas.
Para Alexandre Puga Barcelos, um dos organizadores do evento, a presença de um excelente público e a participação de criadores de diversos estados foram pontos altos da Expogrande Arabian Show. “Os julgamentos contaram com um público excelente. Além dos expositores e seus familiares, estiveram presentes muitos criadores de São Paulo e do Mato Grosso, além dos mineiros e paranaenses que estavam expondo, como também a presença de pecuaristas e agricultores da região”.
Destaques do Halter e da Performance da 23ª Expogrande Arabian Show
Com um público intenso passando pelo parque no sábado, muitos puderam prestigiar de perto toda a beleza e versatilidade dos 45 exemplares da raça Árabe que participaram das provas de Halter e Performance válidas pela 23ª Expogrande Arabian Show. O julgamento ficou a cargo do juiz Rodrigo Foz Forte, acompanhado pelos aprendizes Eduardo Gama e Raphael Casquel.
“A exposição contou com um ótimo número de animais e mostrou um nível espetacular. Foi unânime o comentário de que várias das categorias tinham nível de Nacional. Um exemplo foi que em uma das categorias de potrancas, estiveram 9 lindas fêmeas que ‘dificultaram’ o julgamento dos juízes e empolgaram o público”, acrescentou Barcelos.
Na categoria Égua Ouro, a grande vencedora foi JAMAICA LA (*BANDIT SRA x *DA VINCIS JEWE ), criada e de propriedade de Leandro de Aguiar, do Haras Cruzeiro, localizado em Ibiá (MG). Enquanto isso, no título de Campeão Cavalo Ouro, o destaque foi para LUGHAN HVP ( HDF LUGANO x PRINCESS MARWAN HVP ), criado pelo Haras Vila dos Pinheiros, de Indaiatuba (SP), e pertencente a Tercio Lucas de Miranda, do Haras Paiquere, situado em Pirai do Sul (PR).
“Uma menção especial vai para o animal HORUS BRIL, de propriedade de Viviany Vasquez, que conquistou o título de Campeão Ouro Castrado, Campeão Prata em Liberdade e Campeão Western Pleasure Amador-Expositor-Aberta”, finaliza o organizador da exposição.
Para conferir os demais resultados das categorias de Halter e Performance da 23ª Expogrande Arabian Show, clique aqui.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Foto: Divulgação/Robeto Mattos
Leia outras notícias no site da ABCCA