O 32º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre está se aproximando e promete trazer emoção e desafios aos amantes do esporte. O evento será realizado no Haras Albar, localizado em Campinas (SP), de 21 a 23 de julho, com a chancela da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), da Confederação Brasileira de Hipismo (CBF), da Federação Paulista de Hipismo (FPH) e da Federação Equestre Internacional (FEI).
“Nos corredores das cocheiras, nas trilhas, nas redes sociais e nos grupos de conversas entre cavaleiros e amazonas, tudo o que se fala é sobre o XXXII Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre”, conta Mariucha Quintieri, Gerente e Veterinária do Haras Albar. “O Campeonato é chancelado pelas entidades oficiais do esporte equestre, o que torna o evento ainda mais digno de prestígio”, acrescenta.
Ainda de acordo com Mariucha, em razão de sua abrangência, o 32º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre atrai competidores de quatro estados brasileiros: São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. “Até agora, são mais de 140 inscritos, o que denota sua importância para o esporte no Brasil. O cavalo Árabe terá destaque preponderante no evento, por sua notória resistência nas provas”.
Ricardo Saliba, Vice-Presidente de Provas da ABCCA, afirma que as provas realizadas no Haras Albar são sempre organizadas buscando o mais alto nível, em todos os aspectos. “Competição, conforto para os cavalos e para os participantes, o Haras Albar é reconhecido hoje no mundo todo por ser um dos melhores do mundo. O Campeonato Brasileiro sendo disputado lá, eleva mais ainda tudo isso”.
Categorias do 32º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre
A prova contará com diversas categorias, desde o Endurinho para iniciantes – entre eles, crianças – até a emocionante prova de 160 km, exclusiva para os cavaleiros e amazonas mais experientes. “Os competidores terão a oportunidade de testar suas habilidades e a resistência de seus cavalos em uma competição única”, aponta a Gerente e Veterinária do Haras Albar.
Uma das grandes novidades deste ano são as premiações especiais oferecidas aos primeiros colocados das categorias de 60 km, 80 km, 100 km, 120 km e 160 km. Entre os prêmios, destaca-se o sorteio de uma moto 0 km, que será realizado entre os vencedores dessas categorias.
Além disso, nas categorias de regularidade de 20 km e 40 km, haverá o sorteio de uma bicicleta Specialized entre os primeiros colocados. Essas premiações adicionam um elemento extra de emoção e motivação aos competidores.
Ação social e leilão especial
Por fim, vale destacar que o evento também terá uma importante ação social. Neste ano, a organização do campeonato está arrecadando alimentos para as Obras Educativas do Padre Giussani. Essa iniciativa mostra o comprometimento dos organizadores e participantes em contribuir para a comunidade e ajudar aqueles que mais precisam.
Além disso, no sábado (22/07), após a inspeção inicial, será realizado o Leilão de Coberturas, Óvulos e Embriões de Enduro 2023, promovido pela ABCCA. O pregão é resultado da união de criatórios de todo o Brasil e toda a renda obtida será destinada para a temporada 2024 de enduro equestre.
“É certo que um evento desta magnitude é realizado a muitas mãos, com a cooperação e a boa vontade de muitas pessoas que, certamente, apoiam e torcem para o sucesso desta 32ª edição”, finaliza Mariucha Quintieri.
Serviço
32º Campeonato Brasileiro de Enduro Equestre
Data: 21 a 23 de julho
Local: Haras Albar, em Campinas (SP)
Site: https://www.harasalbar.com.br/
Instagram: @abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Crédito das fotos: Divulgação/Haras Albar
Leia outras notícias no site da ABCCA