Prêmio Maria Helena Vidal abre calendário internacional de corridas do cavalo Árabe em 2024

A égua RG Kalifa garantiu a vitória nos 1.200 metros da pista de grama do Jockey Club de São Paulo
Prêmio Maria Helena Vidal (1)

O Prêmio Maria Helena Vidal deu o ponta pé inicial no calendário internacional de corridas do cavalo Árabe em 2024, no último sábado (20/04), no Jockey Club de São Paulo. Promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), a corrida – válida pelo Wathba Stallions Cup for Colts & Fillies -, reuniu nove animais da raça, entre machos e fêmeas de 3 anos ou mais, com até duas vitórias, concorrendo a uma bolsa de R$15 mil em prêmios nos 1.200 metros da pista de grama.

Sob a condução do jóquei, RG Kalifa demonstrou domínio desde o início do páreo. No entanto, a adrenalina aumentou nos metros finais quando Olympicka Rach apertou o cerco, diminuindo a diferença ao cruzar a faixa final. 

Apesar do desafio, RG Kalifa manteve sua liderança e venceu o Prêmio Maria Helena Vidal com um tempo de 1:22.440, com uma diferença de ¾ para Olympicka Rach, conduzida pelo jóquei G. Santana. Completando o pódio, na terceira colocação do páreo, ficou Gulliver Rach conduzido pelo jóquei J. Ricardo.

Filha de Caceres CSM e Caldas CSM, RG Kalifa é criação e propriedade de Claudio Roberto Guimarães Ribas e foi treinada para a corrida por E. Petrochinski. (Reveja o replay do páreo no vídeo abaixo)

Almir Ribeiro, diretor de Corridas da ABCCA, ressaltou a importância do Prêmio Maria Helena Vidal como um evento inaugural do calendário internacional de corridas da raça. “A temporada de corridas do cavalo Árabe teve início em janeiro e já contamos com a realização de seis corridas até o momento. Esta última marca um feito significativo, sendo a primeira a contar com patrocínio internacional, integrando-se ao calendário do Sheik Mansour Festival”.

Ainda segundo o diretor de Corridas da ABCCA, ao longo da temporada, estão programadas 24 corridas internacionais até o final de dezembro. “A expectativa é de que, durante esse período, 30 animais da raça Puro Sangue Árabe participem das corridas em Cidade Jardim”.

Diretoria da ABCCA reunida no Jockey Club de São Paulo – Foto: Divulgação/ABCCA

Homenagem à Maria Helena Vidal

O páreo do último sábado no Jockey Club de São Paulo foi realizado em homenagem a Maria Helena Vidal, cujo nome batizou o prêmio. Maria Helena, relações públicas da ABCCA, completou 80 anos de vida, com mais da metade deles dedicados ao cavalo Árabe. 

“Foi uma corrida em homenagem a Dona Maria Helena Vidal, cuja história de vida se entrelaça com a do cavalo Árabe no Brasil. Ela é uma das figuras mais importantes e relevantes na história dessa raça. Por isso, decidimos homenageá-la no dia do seu aniversário com este páreo”, disse Almir Ribeiro.

Francisco Carrasco, presidente da ABCCA, entregou uma placar para a homenageada do páreo – Foto: Divulgação/ABCCA

Durante a entrega de uma placa em homenagem a Maria Helena, Francisco Carrasco, presidente da ABCCA, expressou seu reconhecimento: “Um prêmio mais do que merecido, afinal, a paixão e dedicação que ela tem pelo cavalo Árabe são impressionantes. Lembro-me bem da minha primeira visita à ABCCA, em 1979, e a pessoa que me recebeu foi ela, a Maria Helena. Por tudo que você faz pela raça, pela associação, pelos criadores, somos imensamente gratos. Você é verdadeiramente especial para todos nós”, concluiu Carrasco.

Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe

Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/JCSP

Leia outras notícias no site da ABCCA

Compartilhar

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL

Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe CNPJ 45.880.556/0001-58 Edital de Convocação de Assembleia Geral  O Sr. Presidente, na forma estatutária, convoca os Associados da Associação

Leia mais»
No more posts to show