Nos dias 13 e 14 de julho de 2025, o Brasil será palco de uma das etapas do Campeonato Mundial do Cavalo Árabe, com uma premiação expressiva de R$ 1.731.882,33. A prova acontecerá no Helvetia Riding Center, em Indaiatuba (SP), e promete elevar ainda mais o prestígio da criação nacional da raça.
A etapa brasileira faz parte do Circuito Américas do Global Champions Arabians Tour (GCAT) e será realizada dentro da programação da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA). O campeonato mundial contempla 14 etapas, distribuídas entre Europa, Américas e Oriente Médio, e conta com o patrocínio do governo do Catar, totalizando uma premiação global de aproximadamente R$ 160 milhões.
Para Francisco Carrasco, presidente da ABCCA e criador com mais de 40 anos de experiência, trazer o GCAT ao Brasil representa um marco inédito para a raça no país. “Essa iniciativa é verdadeiramente única e sem precedentes. Em mais de quatro décadas, jamais presenciei uma promoção com essa estrutura e visão de longo prazo. É um novo patamar de profissionalismo e valorização internacional do Cavalo Árabe”, destaca Carrasco.
As disputas acontecerão na modalidade Halter, que avalia a conformação física dos animais, levando em conta aspectos como postura, musculatura, estrutura óssea e harmonia corporal. Segundo Carrasco, a expectativa é que a realização da etapa brasileira do GCAT impulsione significativamente o desenvolvimento da raça no Brasil. “Além de aumentar o interesse entre novos criadores e o público em geral, o evento fortalece a genética brasileira e abre portas para exportações, novas parcerias e conexões comerciais no exterior”.

44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe
Reconhecida como o maior espetáculo da raça na América Latina, a 44ª edição da Exposição Nacional do Cavalo Árabe será realizada de 9 a 14 de julho, também no Helvetia Riding Center, integrando diversas atrações em torno da raça.
A programação inclui provas de Halter, Prova em Liberdade e modalidades de montaria de Performance, avaliadas por um corpo de jurados de renome internacional: Francisco José Rego (Brasil), Glenn Schoukens (Bélgica), Jeffrey Schall (EUA), Ted Carson (EUA) e William Oppen (Argentina).
Mais do que uma competição, o evento propõe uma imersão cultural sob o tema “Todas as Cores do Nosso Brasil”, prometendo uma experiência única para o público nacional e estrangeiro. A estrutura contará com atrações culturais e espaços voltados à integração entre criadores, investidores e visitantes. “O objetivo é promover um evento acolhedor, alegre e envolvente. Sem dúvida, teremos momentos memoráveis, com algumas surpresas especiais reservadas para a ocasião”, antecipa o presidente da ABCCA.
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Natália de Oliveira/Agência Cavalus
Fotos: Divulgação/André Shiwa
Leia outras notícias no site da ABCCA