Após vencer as duas primeiras etapas disputadas em São Paulo, Monsenhor Rach brilhou novamente – desta vez em solo paranaense – ao conquistar o Grande Prêmio Cláudio Roberto Guimarães Ribas. A corrida marcou o retorno dos Puro Sangue Árabe ao Hipódromo do Tarumã, em Curitiba.
No domingo, 30 de março, após 23 anos, o Jockey Club do Paraná voltou a sediar uma corrida de Cavalos Árabes, em um evento que foi além das pistas. Em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe (ABCCA), o público foi presenteado com uma verdadeira imersão na cultura árabe, incluindo apresentações artísticas e gastronomia típica.
Logo após a largada, Stud Brasil Gávea (Stud Brasil Mondesir x *Manari by Dormane), montado por Jeffecleone Bispo, e Ozymandias Rach (Sir Bani Yas x Orchestra Rach by Vaillant Rach), sob a condução de Leandro S. Santos, disputaram acirradamente a ponta. Na metade da reta oposta, Cromo D’Jok, com Gabriel Santana, avançou por fora e assumiu a liderança. Enquanto isso, Monsenhor Rach (Seraphin Du Paon x Musa Rach by *Polonez), guiado por Ruberlei Viana, já ocupava a terceira colocação.
Assista à corrida://www.youtube.com/watch?v=bLvT3jzMP2k
Na reta final, Cromo D’Jok Trio abriu vantagem, mas por pouco tempo. Com uma arrancada impressionante pelo lado externo, Monsenhor Rach tomou a dianteira em poucos metros e passou a administrar a vantagem até a linha de chegada, vencendo com 2 ¼ corpos de diferença. Completaram o placar: Stud Brasil Gávea, Ozymandias Rach e RG Cometa.
Treinado por Lucas Quintana, Monsenhor Rach, um castanho de 4 anos, registrou o tempo de 2’05”14 para os 1.800 metros em pista de grama leve.
“Monsenhor Rach é um cavalo excepcional, com um pedigree fantástico. É filho da égua Musa Rach, também mãe de Menthor Rach, com sete vitórias, e de Marlize Rach, com três. Ele já vinha mostrando potencial, mas agora está ‘voando’. Mesmo com duas curvas, o tempo foi excelente. Foi realmente uma corrida fantástica”, comentou o treinador Lucas Quintana.
“Segui à risca as instruções do Quintana: segurei na largada e depois deixei ele fazer o que sabe de melhor — correr. É um cavalo extraordinário. Uma vitória maravilhosa”, comemorou o jóquei Ruberlei Viana.
“Desde o nascimento, Monsenhor sempre foi um dos nossos favoritos, graças ao seu pedigree: filho de Seraphin Du Paon, um dos melhores cavalos de corrida da França, e de Musa Rach, égua pura polonesa. Mas além da vitória, quero destacar o sucesso do evento — o público compareceu em peso, motivado pela curiosidade de ver uma corrida de cavalos árabes. Foi emocionante ver a arquibancada vibrando”, destacou Ricardo Jamil Saliba, criador, proprietário do Rach Stud e Vice-presidente de Provas da ABCCA.
Ricardo também agradeceu ao diretor de Comunicação Social e Marketing do Jockey Club do Paraná, Guilherme L. Ronconi Marques, e ao presidente Paulo Irineu Pelanda, pelo apoio e pela parceria com a ABCCA.
A largada, realizada em frente à arquibancada social, atraiu um grande público, que se posicionou junto às cercas para acompanhar cada detalhe da prova.
O Grande Prêmio Cláudio Roberto Guimarães Ribas foi promovido pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Árabe, a convite do Jockey Club do Paraná e do Hipódromo de Tarumã – um retorno triunfante da raça ao cenário paranaense.
Photo: Jockey Club do Paraná / Felipe Neves
RESULTADO
1 MONSENHOR RACH (Seraphin Du Paon x Musa Rach by *Polonez)
J: Ruberlei Viana
T: Lucas Quintana
O/B: Rodrigo Storani Saliba / Rach Stud Agropecuária Ltda.
2 CROMO D´JOK (*D´Jok PY x RT Crysti by Nawwak NA)
J: Gabriel Santana Ap1
T: Thiago Haidar
O/B: Trio Agropecuária Ltda.
3 STUD BRASIL GÁVEA (Stud Brasil Mondesir x *Manari by Dormane)
J: Jeffecleone Bispo
T: A. G. S. Correa
O: Stud Truc
B: Gilberto Sayão da Silva
4 OZYMANDIAS RACH (Sir Bani Yas x Orchestra Rach by Vaillant Rach)
J: Leandro S. Santos
T: Lucas Quintana
O/B: Rodrigo Storani Saliba – Rach Stud Agropecuária Ltda.
5 RG KOMETA (Cáceres CSM x Campanha CSM by *Eksport)
J: Gabriel Cardoso
T: Estanislau Petrochinski
O/B: Claudio Roberto Guimarães Ribas
Instagram:@abccarabe | Facebook: ABCCÁrabe | YouTube: ABCCArabe
Por Cidinha Frazão
Fotos: Divulgação/Jockey Club do Paraná
Leia outras notícias no site da ABCCA